Vergonha de sempre e um patrimônio que renasce

06/11/20 - 12:00

Dois temas que mexem de alguma forma com cada um de nós que mora em Sete Lagoas. Os maiores bancos do país, instalados aqui, e o Democrata, patrimônio da cidade há 106 anos.

 

A pandemia do coronavirus mostrou, mais uma vez, a face perversa da maioria absoluta das instituições bancárias. Exceção feita aos bancos cooperativos (Sicoob), é impressionante a ganância do segmento, que só pensa em diminuir despesas para aumentar os seus lucros que já são estratosféricos. Enquanto pequenas, médias e grandes empresas, de todas as atividades, se viram para atender às necessidades de prevenção à transmissão da pandemia, é raro ver uma agência bancária, desses gigantes do setor, ofertando álcool gel ou alguma outra medida de proteção a seus clientes. Nos fins de semana então, parecem chiqueiro, sem limpeza nem manutenção de seus equipamentos. Principalmente os maiores, como Itaú, Bradesco e Santander. Os estatais, que deveriam dar exemplo, estão no mesmo barco. O Banco do Brasil, por exemplo, ao invés de dar manutenção ao caixa eletrônico que mantinha na Praça da Feira (em frente ao Ginásio Márcio Paulino), que vivia estragado, simplesmente o retirou, privando os seus clientes dessa facilidade que tinham. E ninguém faz nada contra eles, já que estes conglomerados financeiros elegem quem faz as leis e outras instâncias do poder.

 

Mas, falemos de algo positivo. Depois de uma bela campanha, terminou domingo a temporada do Democrata no Módulo II (2ª Divisão) do Campeonato Mineiro. Ficou “no quase”, para chegar ao quadrangular que o levaria à disputa de uma das duas vagas na elite 2021. E como não acontecia há muitos anos, em momento algum correu risco de rebaixamento. Graças ao excelente trabalho realizado pela nova diretoria que conseguiu mobilizar antigos e novos apoiadores, atraindo de volta torcedores da “velha guarda” e conquistando novos. Uma pena que a pandemia veio para interromper a disputa e depois impedir que a torcida comparecesse à Arena do Jacaré. Quando ela chegou, era crescente o público pagante e o entusiasmo da cidade com o time. Que este trabalho sério e transparente dos dirigentes democratenses tenha, na sequência, mais apoio de toda Sete Lagoas.

Veja Mais