Com anúncio do fim da greve dos tanqueiros, postos de combustíveis serão reabastecidos

27/02/21 - 09:55

Movimento intenso e fila em posto de combustível em Sete Lagoas. Foto: Celso Martinelli
Movimento intenso e fila em posto de combustível em Sete Lagoas. Foto: Celso Martinelli

Na manhã deste sábado, mesmo após o anúncio do fim da greve dos tanqueiros na noite desta sexta-feira (26), alguns postos de combustíveis amanheceram com filas em Sete Lagoas. previsão, segundo Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), é que os postos sejam reabastecidos ao longo do dia. 

A categoria pede uma redução na alíquota do ICMS sobre o diesel. “Esperamos que o governo possa olhar para essa categoria, tão sofrida devido ao aumento do óleo diesel, que representa mais de 60% no valor do frete”, completou.

A decisão de suspensão da greve foi tomada após uma reunião entre a entidade e os secretários de Estado de Governo, Igor Eto, e de Planejamento, Otto Levy, na noite desta sexta-feira (26).

“Mediante compromisso do governo, a categoria decidiu suspender a greve e voltar às suas atividades. Colocamos nosssos pleitos e na próxima semana será marcada data para que a entidade possa se reunir com o governo e dar sequência a essa pauta”, afirmou Irani Gomes, presidente do Sindtanque-MG. 

Na sexta, o governador Romeu Zema (Novo) publicou nas redes sociais que criaria um grupo de trabalho na próxima semana para estudar uma possibilidade de se atender à demanda dos tanqueiros, que pedem uma redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o diesel.

“Reduzir impostos é um desejo meu e um compromisso desse Governo, vamos continuar perseguindo esse objetivo tão logo a situação fiscal do Estado e as limitações legais trazidas por ela nos permitam. Até lá, temos de construir alternativas e vamos buscá-las em conjunto”, disse Zema, reafirmando que irá negociar com a categoria.

Fonte: O Tempo
 

Veja Mais