Saúde Ocular

Dr. Jahir Richard | O coronavírus e a Trombose

25/09/20 - 09:08

Por Dra. Fernanda Vieira

Evidências clínicas do Covid-19 têm revelado a formação de trombos em pacientes com ou sem histórico de doenças vasculares. 

 

A trombose se refere à formação de um coágulo (ou trombo) que, em algum lugar do sistema circulatório, leva à obstrução do vaso sanguíneo. Ele ocorre em função de alterações na capacidade de o sangue se coagular. Uma das coisas que aumentam o risco de o sangue coagular além da conta e formar trombos é uma infecção com  potencial sistêmico como a Covid-19.

Quando uma pessoa se contamina com o coronavírus e desenvolve sintomas, o primeiro òrgão afetado costuma ser o pulmão. O Vírus ingressa no corpo pela respiração e chega até lá pelas vias aéreas. Nos pulmões de alguns pacientes, ocorre um processo inflamatório intenso que, com o passar das horas ou dos dias, tende a afetar outras regiões do corpo.

 

Esse fenômeno é caracterizado pela liberação de uma grande quantidade de substâncias inflamatórias na corrente sanguínea. E muitas delas contribuem para os desequilíbrios que levam à trombose: lesão no endotélio ou coagulação disseminada dentro do vaso. Esses dois mecanismos ocorrem praticamente de forma sobreposta, elevando a gravidade do quadro e a necessidade de diagnóstico e medidas terapêuticas precoces, como  utilização de remédios anticoagulante.

 

Nas pessoas de maior risco para Covid-19, os sintomas agudos do contato com o vírus são febre, dor de cabeça, alteração de olfato, paladar e falta de ar. Após os dez primeiros dias da infecção, nota-se que essas pessoas podem apresentar maior suscetibilidade ou sinais clínicos de trombose pelo corpo. Isso significa que tais pacientes correm maior risco de ter quadro graves envolvendo obstruções em vasos do coração, do pulmão ou mesmo do cérebro. Daí a importância de não demorar a procurar atenção médica.

 

Da mesma forma, pessoas com doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, entre outras que apresentam maior propensão a problemas de coagulação, também devem redobrar os cuidados de prevenção e manter contato com o médico caso haja suspeita de COVID-19. Quanto antes flagrarmos uma trombose, melhores as perspectivas de solução. 

 

6 sinais de trombose na perna

É verdade que nem sempre os sinais de trombose na perna são visíveis, porém alguns deles podem ser observados antes da consulta. Confira:

 

1. A região afetada pode mudar de cor, ficando azulada ou avermelhada;

 

2. Dor principalmente na panturrilha,

 

3. A perna pode inchar em diferentes graus;

 

4. Sensação de queimação e peso constantes nas pernas;

 

5. Aumento do calibre das veias ou das varizes pré-existentes;

 

6. Dificuldades de locomoção.

 

3 fatores de risco para o desenvolvimento da trombose

1. Anticoncepcionais

A pílula tem efeito sobre a coagulação do sangue e aumenta o risco de desenvolvimento de trombose venosa, principalmente as que contêm estrogênio.

 

2. Gravidez

Quando a mulher engravida, aumenta a pressão sobre as veias da pelve e das pernas. Durante a gravidez há uma série de alterações no sistema de coagulação da mulher,  que podem formar coágulos. 

 

3. Obesidade

O excesso de peso e o acúmulo de gordura no abdômen exercem ainda mais pressão sobre as veias nos membros inferiores, diminuído o retorno venoso (sangue) das pernas e atuando como sério fator de risco para a trombose nas pernas.

 

Dr Jahir Richard

Mestre em Cirurgia Vascular pela 
 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Instagram: @drjahirrichard | Facebook: Clinica Dr.Jahir Richard 

(31) 99866-9278 ou (31) 3771-1711 

Edifício Libertae 2 Andar - Conjunto 201 

Rua Quintino Bocaiuva, 344  

 

 

Dra. Fernanda Vieira

Oftalmologista Geral 
 

Veja Mais