SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Dez minutos com o nutricionista Rodrigo Paiva

15/04/21 - 17:35

Juninho Sinonô entrevista o nutricionista Rodrigo Paiva (dir.)
Juninho Sinonô entrevista o nutricionista Rodrigo Paiva (dir.)

Por

Juninho Sinonô

Existe alguma alimentação específica que ajuda na imunidade? Existe e não existe, né?! O problema é o seguinte: a imunidade é uma coisa muito difícil de a gente medir. Como que mede? Não tem exame para medir certinho se a imunidade está alta ou se está baixa. Um tanto de gente fala um monte de coisa. Mas a gente sabe que se você comer muito alimento embutido, se você não comer frutas, se você não comer uma salada, se você viver a base de carnes, chocolates, a imunidade tende a ser pior. Agora o duro é isso. Tem gente que como só bobagens o tempo inteiro e tem imunidade boa e tem gente que come muito bem e a imunidade é fraca. Então, assim, a gente sabe que ajuda. No consultório eu tenho dezoito anos de experiência e tem pessoas que diz: “Nossa Rodrigo, eu gripava direto e agora não estou gripando mais.” Isso tem, mas não dá para a gente cravar. Água de coco é legal, as frutas todas são legais, saladas... Todas essas coisas ajudam muito na imunidade.

Tem alimentos tidos como de fato os mais saudáveis? Tem. Esses naturais. Qualquer fruta, a água de coco, o coco em si, ovo... O ovo é fonte de vitamina e mineral de todas as espécies. Só não tem muita vitamina c, porque a maioria dos animais fabrica a própria vitamina c, de tão importante que ela é. O ovo só não tem ela, porque o resto ele tem de tudo. O ovo é fonte de quase todas as vitaminas e minerais e é muito saudável. Ele foi muito tempo criticado por causa do colesterol, mas hoje está se provando que o colesterol do ovo não aumenta o nosso colesterol no sangue. Os alimentos mais naturais possíveis, como o leite que é da vaca, também é um alimento lotado de vitaminas e minerais. Os alimentos naturais são sempre muito saudáveis. 

E quais são os menos saudáveis? Os menos naturais, né?! Uma salsicha...Se você pensar, tem uns pacotinhos com salaminho dentro, que vende em farmácia e fica ali em um calor danado. Você imagina o tanto de conservantes que aquilo tem que ter para que uma carne quase crua dure seis meses. Uma carne normal que você compra no açougue dura três dias. Se você deixar fora da geladeira, não dá para consumir direito. Esses alimentos tipo salsicha, salaminho, até pães que tem a validade longa, têm muito conservantes. Dê uma olhada nos ingredientes. Todos os alimentos tem uma tabela. Dê uma olhada nos ingredientes, que você vai descobrir. Se começou a enrolar a língua para os nomes que estão escritos lá, é porque não é saudável. 

Quais são as frutas mais recomendadas? Todas! Fruta não tem isso. Banana, uva, kiwi... O pessoal fala do morango. Mas morango também tem um monte de propriedades legais. Quanto mais naturais, todas. 

Ouvi dizer  que a banana está entre as frutas mais completas. É verdade? A banana é muito boa, mas não há nem como falar. A laranja é uma fruta fantástica, o limão é uma fruta fantástica, coco é uma fruta fantástica....A água do coco é fantástica. Nessa pandemia, todo mundo deveria consumir água de coco, que é um alimento barato e muito saudável.

Porque você é contra emagrecimento com dietas restritivas? Por que é difícil de seguir e é difícil de fazer. Eu já tentei, muita gente tenta e alguns até desenvolvem transtornos com a alimentação. A pessoa com medo de comer açúcar, com medo de comer um salgadinho e na hora que come se sente culpada com aquilo. Isso emocionalmente é horrível. E se resolvesse o problema, mas a obesidade continua crescendo. Coloca-se o gráfico de obesidade na Europa, no Japão, na Coréia e está tudo crescendo. Se isso resolvesse o problema eu era a favor, mas faz mal para a cabeça, faz mal para a saúde, confunde a população por causa da dieta que está na moda e não resolve o problema.

TUDO EM DEZ MINUTOS E NEM UM SEGUNDO A MAIS!

 

Veja Mais