ENTREVISTA: O que pensam os candidatos a prefeito - parte 3

28/09/16 - 15:40

 

 

Propostas para turismo, saúde, transporte e servidores. Estas foram as perguntas respondidas pelos candidatos a prefeito de Sete Lagoas, por meio de uma enquete elaborada pelo SETE DIAS. O jornal publicará paulatinamente as propostas dos candidatos para os mais diferentes setores até as próximas eleições. Com esta iniciativa o SETE DIAS contribui para que os eleitores possam conhecer melhor o pensamento de cada candidato e exercer o voto consciente.

 

Quais suas propostas para o turismo?

 

MARCIO REINALDO

Estabelecer Parcerias Público-Privadas para um projeto de integração entre a Gruta Rei do Mato, Serra de Santa Helena e lagoas. A Serra apresenta um grande potencial e pode comportar projeto de um teleférico, restaurantes e outros equipamentos, e a prática de esportes radicais. Temos um projeto para as “Três Cruzes”, na Estiva, e o turismo religioso. Construir um Centro Convenções. Mas, para isso, temos que nos ajustar. Já enviamos à Câmara um projeto que cria o “marco legal” para a efetivação das PPPs.

 

LEONE MACIEL

Com a participação da sociedade, vamos definir uma política municipal para a área do turismo. Vamos organizar um calendário anual de eventos incluindo as festas populares, étnicas, cívicas e ainda buscar parcerias com a iniciativa privada para fomentar o turismo e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo.

 

EMILIO VASCONCELOS

Cuidar do que temos para resgatar a apresentação da cidade ao turista. É perfeitamente possível conciliar turismo com preservação. Reabrir e incrementar o Parque da Cascata. Rampa de voo livre com conforto aos praticantes e assistentes. Reviver as lagoas da Chácara e Vapabuçu e abrir a José Felix para acesso público. Buscar parceria para utilização e acervo do Museu e Casarão. Sabemos que turismo significa também calendário e ai teremos o “Dia 7 é em Sete Lagoas” para criar o hábito de eventos, sempre valorizando a criação e produção locais.

 

ELSON COPAFER

Especificamente “vender” a imagem de nossa cidade para atrair turistas. Melhorar o acesso, para o turista, através de aumento de placas indicativas, com padrão internacional, à partir das rodovias BR-040 e MG-238, além das internas. Catalogar e potencializar nossas atrações turísticas, lagoas, Serra Santa Helena, Gruta Rei do Mato, Parque da Cascata, etc. Evidenciar a qualidade de nossa hotelaria, gastronomia, profissionalismo de nossa gente, qualificando-os cada vez mais, no trato com o turista. 

 

Quais suas propostas para a Saúde?

 

MARCIO REINALDO

Readequar todo o sistema. Hoje, temos o Programa da Saúde da Família com mais de 80% da população atendida. Poderemos chegar a 90% ou 100%. Vamos adequar a UPA, para que ela realmente seja um desafogador dos hospitais. Espero que os aspectos politiqueiros e a crise pela qual o governo estadual está passando sejam ultrapassadas e possamos reiniciar a construção do Hospital Regional. Mas como nós vamos manter esse hospital, quando a União e o Estado reclamam da falta de dinheiro? Uma solução é a instalação da Faculdade de Medicina, que deverá ser definida brevemente pelo MEC. Com a Faculdade, o Hospital Regional poderá ser “residência médica”, e isso facilitaria o seu processo financeiro.

 

LEONE MACIEL

O município, hoje, não dispõe de uma assistência à saúde à contento e o sete-lagoano está sofrendo muito com o precário atendimento. Para reverter essa situação, vamos inicialmente reorganizar o sistema municipal de saúde; firmar parcerias com os governos Estadual e Federal para garantir o funcionamento adequado do sistema de saúde pública; reestruturar e reorganizar as unidades de saúde; ampliar a cobertura dos serviços de atenção básica; garantir a oferta dos serviços especializados de  média e alta complexidade; atualizar o plano Municipal de Saúde; viabilizar permanentemente a capacitação técnica para os profissionais da saúde.

 

EMILIO VASCONCELOS

Gestão, eficiência, atenção ao gasto público. Esta será a mudança principal. Recursos humanos em primeiro lugar. Só com mais e bem tratados médicos e demais profissionais de saúde vamos resolver o problema da consulta e dos exames, impedir que a doença se instale e leve ao hospital e a internação que são muito mais caros. Lógico, terminar e fazer funcionar o Hospital Regional através de um custeio que não vá penalizar ainda mais o município. E a construção e funcionamento da Policlínica  Municipal, nosso grande Centro de Especialidades Médicas. Buscar parcerias para um futuro Hospital do Câncer.

 

ELSON COPAFER

Além de concluir o Hospital Regional, ampliar o programa de Estratégia de Saúde da Família, promovendo o atendimento médico nos bairros periféricos através de clínicas/laboratórios móveis. Valorização dos profissionais da saúde, com a concessão dos adicionais de insalubridade e periculosidade. Atualização das ações de saúde, de equipamentos, etc.

 

Quais suas propostas para o Transporte Público?

 

MARCIO REINALDO

No transporte público, já levamos a cabo uma licitação, que é o transporte convencional, e estamos processando a licitação do transporte alternativo. Uma vez efetivados esses dois contratos ou definindo esta área, creio que a administração terá condições de fazer com que as duas partes conversem de uma maneira harmonizada e, com isso, seja implantado o sistema único de bilhetagem, tornando o sistema mais adequado ao público.

 

LEONE MACIEL

O transporte público é imprescindível para a eficiência de uma cidade moderna – sempre visando a melhoria da qualidade de vida de todos.  Menos veículos circulando reduz o congestionamento, a poluição ambiental e até a necessidade de investimentos em obras viárias. Nossas principais propostas são: o aprimoramento do sistema público de transporte coletivo; incentivar a população para o uso do transporte público coletivo e aprimorar o planejamento do trânsito e tráfego.

 

EMILIO VASCONCELOS

Implantar um sistema de transporte público, coisa que a cidade não tem. Ter preocupação com o conforto e segurança do usuário. Pontos cobertos e confortáveis. Humanizar o terminal de ônibus do centro. Separar as linhas do concessionário e dos alternativos entendendo-os como complementares e não concorrentes. Atenção ao transporte escolar, taxis e moto taxis. Continuar a implantação das ciclovias, iniciadas por mim e tão bem continuadas com o Caio Valace. Retomar o projeto maior e estruturante da busway na Norte Sul. É igual aos BRTs e o Sistema Move implantados hoje em varias cidades do país. Deixei o ante-projeto pronto em 1991 como Secretário de Planejamento.

 

ELSON COPAFER

Rever, de imediato, as concessões das linhas de transporte público e, se necessário, abrir novas licitações para livre concorrência. A premissa será o atendimento à população com transporte eficaz, limpo e com baixo custo da passagem. Ampliar a fiscalização sobre o transporte ilegal. Apoiar o transportador alternativo. Ampliar as ciclovias criando corredores de tráfego urbano. Melhorar a mobilidade urbana tendo como base estudos de engenharia de tráfego. Estudos de viabilidade de introdução dos ônibus elétricos, movidos à bateria, urbanos.

 

Quais suas propostas para os servidores municipais?

 

MARCIO REINALDO

Primeiro, há o compromisso de compensar a perda que aconteceu no ano de 2016. Como se sabe, por impedimento legal por estarmos em ano eleitoral, tivemos que dar um reajuste reduzido, aquém do desejado. Creio que esta é uma dívida moral que o Município tem com o servidor. Por isso, temos de buscar a correção das perdas. No mais, acredito que o Município precisa buscar caminhos para racionalizar os procedimentos administrativos, objetivando melhorar a produtividade e assim melhor atender aos cidadãos e contribuintes.

 

LEONE MACIEL

Vamos abrir novamente as portas da Prefeitura para os servidores. Uma das nossas principais bandeiras será o funcionalismo. Buscaremos formas de voltar a pagar o benefícios cortados por essa administração, acabaremos com essa perseguição que hoje tira a autoestima dos nossos funcionários. Como sempre paguei todo dia 28, farei isso novamente para que o servidor possa planejar o seu mês sem o risco de não receber no dia marcado. Pagar o servidor em dia é a certeza de reconhecimento da classe e de uma prestação de serviço ainda melhor para a população.

 

EMILIO VASCONCELOS

Entendê-los como agentes e parceiros de nossa firme intenção maior de sermos verdadeiros e somente prestadores de serviços a população. Isto só virá com sua valorização e liberdade de atuação e posição. Jamais perderemos nosso precioso tempo e nem o de nossa equipe com perseguições e intimidações. Salários justos, valorizados e dignos, direitos e plano de carreira serão entendidos por nós como obrigação e justiça. Iremos além disto, para eles a para a população. Vamos trabalhar com metas e avaliações. Premiando o mérito e as metas alcançadas.

 

ELSON COPAFER

Rever a necessidade do alto número de cargos comissionados, em todos os setores da administração pública. Ocupar os cargos através de seleção por concursos públicos, com garantia e responsabilidade de posse para os selecionados. Promover a adequação salarial e plano de carreira para todos os servidores. Garantir que os recursos destinados à folha salarial de pagamento ao pessoal seja efetiva e exclusivamente destinada a esse fim, evitando os atrasos, ou seja, pagamento sempre em dia.

 

Renato Alexandre

Veja Mais