Da união de 29 associados nasceu a Sicoob Credinova

02/03/20 - 16:35

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinova, Pedro Gomes, participou da fundação da instituição e hoje comemora os resultados
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinova, Pedro Gomes, participou da fundação da instituição e hoje comemora os resultados

De portas abertas a todos os setores produtivos da economia, cooperativa mexe com economia de SL e em breve estará em Paraopeba

 

Fundado em 30 de novembro de 1996 e inaugurado em 17 de junho de 1997, o Sicoob Credinova, há 20 anos, representa a essência do cooperativismo em Nova Serrana, Perdigão e Papagaios. O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinova, Pedro Gomes da Silva, fala da história desta cooperativa que hoje abre espaço no mercado em Sete Lagoas e, ainda este ano, inaugurará unidade também no município de Paroapeba. Natural da Caririaçu, pequena cidade do Ceará, o empresário do ramo de calçados conta que bastaram 29 associados para inaugurar a potência que é hoje a Credinova. “Tenho Minas Gerais como minha segunda casa. É um orgulho ser cearense, mas a maneira como o mineiro me recebeu foi muito interessante – coisa de amor à primeira vista”, conta.

 

imagem

Diretoria da Credinova durante inauguração da agência em Sete Lagoas

 

Pedro Gomes conta que a cooperativa nasceu da união de pessoas que compartilhavam uma única meta: encontrar, conjuntamente, soluções para as dificuldades que o setor calçadista da região enfrentava na época. “O sonho cresceu e as realizações também. De Cooperativa de Crédito Mútuo, focada no setor calçadista, o Sicoob Credinova passou, em outubro de 2014, a Cooperativa de Livre Admissão, de portas abertas para todos os setores produtivos da economia e, consequentemente, a todas as pessoas físicas e jurídicas da região”, completa. Confira a entrevista: 

 

imagem

A unidade da Credinova em SL fica à rua Raquel Teixeira Viana, no  Canaan

 

Como foi o surgimento da Credinova?  

A Credinova nasceu da necessidade das indústrias de Nova Serrana em conseguirem crédito. Era uma fase muito difícil, onde os bancos não fomentavam as demandas do setor industrial. Diante esse quadro resolvemos criar uma cooperativa de crédito para que pudéssemos vir a sanar essa situação. Nossa primeira sede foi próxima à antiga rodoviária, fundada com apenas 29 sócios. Não tínhamos experiência com cooperativa de crédito, eu era o único que já havia participado de uma cooperativa agrícola, há muitos anos. Mas foi uma experiência que teve êxito e o empresariado local aderiu com muita facilidade ao nosso projeto. E hoje representamos, há 20 anos, a essência do cooperativismo em Nova Serrana, Perdigão e Papagaios.

 

Inaugurada unidade em Sete Lagoas e em breve em Paraopeba: quais os atrativos da região que levaram a Credinova a se instalar por aqui? 

Foi a necessidade de crescimento de nossa cooperativa, fazia parte de nosso plano de expansão. E em segundo lugar o grande potencial que tem Sete Lagoas e Paraopeba. No nosso ponto de vista são duas cidades que serão exitosas para que tenhamos um crescimento sustentável como tivemos até agora.

 

Quais os principais diferenciais em relação à outras cooperativas de crédito? 

Nosso diferencial é o tratamento para com nossos associados. Nossa cooperativa se fundamenta na necessidade do associado e a servi-lo com toda o nosso leque de recursos, tratando-o como dono da cooperativa, um sócio. Nossas taxas de juros sempre foram menores do que dos bancos, assim como nossas aplicações, muito mais rentáveis do que qualquer outra agência bancária. O número de adesão que temos ano a ano comprovam isso.

 

Destaque principais serviços oferecidos pela Credinova e, caso tenha, alguma promoção ou linha de crédito especial. 

Temos linhas de crédito especiais para associados com Fidelidade 100%, assim um plano de financiamento energia solar fotovoltaica com as taxas de juros mais competitivas do mercado; o volume e procura são grandes. Mas são muitos os serviços, desde seguros, benefícios até cartões de crédito que dificilmente se encontra em outras instituições. 

 

Credinova, é para todo mundo ou algum público específico? 

A nossa cooperativa é para todos os associados e quem quer se associar. O princípio é atender o cooperado de maneira igualitária, como determina nossos estatutos. Atendemos todos com a mesma presteza e atenção, sempre atentos às suas necessidades.

 

Quais expectativas econômicas para 2020 no segmento que atua? 

A expectativa é muito boa economicamente. O mercado industrial nos diz muita coisa e fundamenta nossas ações. No caso de Nova Serrana, que a indústria é especificamente voltada para a produção de calçados, o ano de 2020 está evoluindo de forma rápida e extraordinária. Os resultados refletem na cooperativa e, enquanto gestores da Credinova, precisamos ter muito cuidado e responsabilidade por estarmos lidando com taxas de juros extremamente baixas. Do nosso ponto de vista, nenhuma cooperativa vai se sustentar com “venda de dinheiro”, ou seja, venda de recursos financeiros. Temos que ter planejamento e serviços para que grande parte das despesas se sustentem pelos serviços prestados, e não somente por causa dos juros.

 

Celso Martinelli

 

Veja Mais