Cultura Sete-lagoana

Retrospectiva 2020

08/01/21 - 08:59

Por George Machado

George Machado

Como todo início de ano, primeiro vieram as metas, os objetivos, gravar um disco, montar um espetáculo, fazer uma turnê.... 2020 chegou trazendo esperança e prometendo ser um ano de prosperidade e muita agitação cultural. 

Obviamente ficamos esperando o Carnaval passar, porque todos sabem que no Brasil tudo só começa a acontecer depois do Carnaval. Mas a própria festa chegou em meio a boatos de um novo vírus que apareceu na China, e bem no meio de março, quando já estávamos arregaçando as mangas pra pôr a mão na massa, chegou também a pandemia.

Tudo fechado, todos em casa, eventos e qualquer tipo de entretenimento nem pensar! E ficamos todos atordoados vendo as notícias pela tv. Parecia mesmo um filme de terror, um pesadelo, mas era a mais pura realidade.

O que fazer? Como todo bom artista, o jeito foi usar a criatividade, se reinventar, e usar a forma mais segura de chegar até as pessoas, a internet e o celular. Foram centenas de Lives, com shows, peças de teatro, dança, saraus, e muitos encontros virtuais que de uma certa forma trouxeram um pouco de alívio para quem precisou ficar dentro de casa travando uma batalha com um inimigo invisível, mas que trazia um número de mortes cada vez maior.

Apesar de todo esse cenário louco, temos também boas notícias nessa matéria! Nunca se criou tanto em um ano, foram mais de 100 lançamentos musicais de março a novembro de 2020. Novos espetáculos começaram a circular na internet, e chegamos em dezembro (aos 45 do segundo tempo) com um respiro amigável da lei Aldir Blanc, que vem recheado de projetos e eventos virtuais para enfrentarmos essa segunda onda da Covid 19.

Pra quem pensou que iríamos entrar 2021 deixando essa doença para trás fica a dica, mantenha o distanciamento social porque o jogo ainda não acabou. E não deixe de reconhecer através dos likes, visualizações e compartilhamentos os lindos projetos que já estão nos canais de youtube de nossos artistas, que apesar de toda dificuldade, conseguem trazer a alegria a nossos lares neste início de ano. Fiquem ligados que até 31 de janeiro vários projetos serão lançados nas plataformas digitais! 

George Machado

George Machado

Veja Mais