Jovem autora com autismo lança livro e promove inclusão na literatura

07/06/23 - 08:20

Com o apoio do projeto literário coordenado pela Comendadora Fabiana Frederighi, renomada acadêmica e mentora de projetos literários em Sete Lagoas, uma nova autora surge no cenário literário: Lorena Alves Costa Estevão. A pré-adolescente escritora, aluna da Escola Arthur Bernades e cursando o 7º ano, tornou-se a mais jovem integrante do projeto, demonstrando que a dedicação aos estudos e à escrita caminham juntas em sua vida.


Lorena, diagnosticada com autismo aos 7 anos, sempre demonstrou um grande interesse por histórias desde a infância. Sua mãe, uma educadora atenta, percebeu esse interesse e buscou o auxílio de uma especialista para confirmar o diagnóstico. Seu pai, Varley Alexandre Estevão, também está presente e apoia com entusiasmo esse importante passo na vida da jovem atora.
Segundo relatos de sua mãe, foi aos 9 anos que Lorena começou a criar personagens e novas histórias. Desde então, ela mergulhou na escrita e na ilustração, brincando com papéis e desenvolvendo sua veia criativa. Com uma coleção de histórias em mãos, Lorena selecionou duas delas para publicação, cada uma com uma valiosa lição moral ao final.


No dia 31 de maio, Lorena lançou seu primeiro livro, intitulado "Contos da Lolo", na livraria "Papel e Cultura", localizada no Pátio Lagoa Shopping. Além de escritora, a jovem autora também demonstrou seu talento como ilustradora, compartilhando histórias encantadoras que envolvem os leitores e trazem valiosas reflexões. O lançamento do livro tem como objetivo promover a inclusão e a diversidade na literatura, destacando não apenas o talento de Lorena, mas também oferecendo a todos a oportunidade de prestigiar essa jovem autora talentosa e apoiar a causa do autismo.


“O lançamento do livro ‘Contos da Lolo’ foi marcado por momentos emocionantes e inspiradores. Todos estão convidados a comparecer à livraria Papel e Cultura e adquiri-lo, mostrando assim o engajamento com a causa da inclusão e da literatura”, convida Fabiana. 


AUTISMO
O dia 2 de abril é reconhecido mundialmente como o Dia da Conscientização do Autismo. A inclusão escolar e social de pessoas autistas é um tema de grande relevância sociocultural, que tem ganhado destaque em diferentes esferas e instituições. Apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, ainda há muito a ser feito para garantir o acesso equitativo à educação e às oportunidades. Nesse contexto, a efetiva inclusão desses indivíduos na sociedade e nas escolas é uma tarefa fundamental para promover o bem-estar individual e garantir que todos possam se desenvolver, alcançar seu máximo potencial e viver com respeito e dignidade.

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Lorena, junto aos pais Niliane Mirele Alves Costa e Varley Alexandre Estevão
 

 

 

 


 

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