Crônicas

Repondo as energias

16/01/21 - 07:50

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Depois de ter sobrevivido a um ano tão difícil é hora de repor as energias, ano novo, que seja sinônimo de vida nova, em especial sem coronavírus. Busco carregar minhas baterias, nada melhor que o contato com a natureza, quantas lições ela ensina. Resolvi tirar umas férias do barulho dos carros, do meu isolamento em casa, fui para o meio rural, logo ali pertinho, mas com uma rotina bem diferente.

Uma delícia acordar com as maritacas fazendo algazarra nos pés de manga, escutar apenas o barulho da enxada do capinador tirando os matos no meio das plantas. Ah  um cheirinho gostoso de café coado na hora, não existe pressa, aqui tudo passa lentamente, até os animais caminham devagar. Muito bom conversar com o homem do campo, puro de coração, nascido e criado na roça, ama a terra acima de tudo, conhece todos os moradores do lugarejo, fala um linguajar típico, sem preocupação com a concordância verbal ou nominal pra ele o que interessa é cuidar bem daquela terra que já foi dos seus antepassados, agora é dele. Vai me dando as dicas de quem faz queijo gostoso, onde arrumar ovos caipira e todas as dicas necessárias para a minha estadia ser mais agradável.

imagem

Sou preguiçosa para atividade física, mas fazer caminhada aqui é o maior prazer, vou andando, olhando os pastos, o difícil é não parar, meu olhar toda hora se prende num detalhe mais bonito que o outro, ali um bezerrinho chama por sua mãe, paro para lhe dar carinho, não tenho medo está longe dela, é bem mansinho. Logo mais a frente vejo uma linda árvore, sua copa é imensa, imagino quantas pessoas já sentaram embaixo de sua sombra, quantas histórias traz em seus galhos, paro para tirar uma foto, mas afinal estou de férias, não tenho horário pra nada. 

    Aqui sinto tantos sinais de Deus, são bem mais fortes, olho para o céu tão lindo, o sol brilhando, um dia maravilhoso, cheio de poesia, acredito mais ainda que a vida é feita de fé e esperança. Fico pensando em largar tudo lá na cidade e vir morar num cantinho sossegado assim, ter uma vida mais simples, com menos exigências, mas percebo que vai chegar este dia, preciso preparar. Deixo aos cuidados do criador, quando ele achar que é o momento vai me mostrar. Por enquanto vou carregando minhas baterias,busco inspiração para meus textos e como tem poesia em cada cantinho aqui! Vou sentindo mais leve, feliz, agradeço muito por estar viva e num lugar tão lindo, sigo fazendo a caminhada, admirando a natureza,  repondo as energias.

Janeiro -2021. 

Élida Gontijo

Élida Gontijo