Crônicas

Quebra-cabeça

18/04/21 - 07:19

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

O mundo, o Brasil, minha cidade, nossa vida ,  minha vida, virou um quebra-cabeça louco. Espalharam todas as peças, não parecem ser do mesmo jogo, como encaixar saúde com doenças, amor com desrespeito, carinho com desafeto, fartura com fome, dor com alegria, vida com morte e muitas outras peças. Alguém misturou as peças, bagunçou o jogo, mas quem é o responsável ou quem são eles? Nem todas as indagações terão respostas nesse jogo desorganizado.

Quantos especialistas já tentaram montar o quebra-cabeça, tem profissionais de diversas áreas , tem pessoas sem nenhum curso , mas com sabedoria do viver, que também tentaram ajudar .No jogo da vida cada um oferece aquilo que sabe e tem de melhor. Crianças ajudam a montar e choram, querem brincar de outro jogo, buscam os amigos, o conviver fora do espaço de casa. Padres abrem igrejas, fecham, rezam por todos e se arriscam assim como Jesus tentando proteger o seu povo. 

Tento jogar, tem hora que animo, vejo vitória, mas em outros momentos desespero, abraço as peças e choro e clamo a Deus por sabedoria e resiliência.

imagem

Olha se você está com alguma peça que possa fazer a diferença, ajude, coloque no lugar certo. Espero que o jogo termine mais rápido, com menos perdedores, quem sabe guardaremos o quebra-cabeça só na memória, para sempre lembrarmos do grande aprendizado que tivemos. Perceberemos que muitos saíram do jogo sem querer, ficarão lacunas, espaços que não serão preenchidos, ali ficará sempre a saudade. Muitos ganharão prêmios, medalhas de ouro por ficarem na linha de frente, por não perderem a esperança.

Tenho a fé e certeza que vamos vencer , apesar de tudo , trago no bolso sempre os meus encaixes da coragem , fé, esperança, quando sinto fraquejar  toco neles e eles me sorriem e impulsionam a prosseguir , secam minhas lágrimas. Se você precisar , em momentos de descrença , procure as suas peças, elas estão misturadas , mas estão aí perto de você, levante a cabeça, vamos vencer!  

Abril de 2021.

Élida Gontijo

Élida Gontijo