Crônicas

João das Flores

20/06/21 - 13:33

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

    Contar história é uma arte, alguns fazem cursos pra serem contadores de história, mas outros já nascem com esse dom. Assim é João das Flores, homem simples, vive sozinho numa pequena cidade do interior de Minas. Um grande jardineiro, onde coloca as mãos nascem flores, por isso recebeu o sobrenome ; mas além de jardineiro é um contador de história nato, todas as tardes ao chegar do trabalho, toma banho, coloca um banquinho na porta de casa e a criançada junta para escutar belas histórias. Não só as crianças, mas seus pais, avós todos querem escutar.

    As crianças amam as histórias de saci, assombrações, boto, curupira aquelas que fazem os cabelos arrepiarem. João das Flores tem um repertório variado, para todos os gostos, gosta também de contar e inventar fábulas para ensinar valores para as crianças. Francisco é um dos frequentadores da roda de histórias, menino esperto, muito humilde, pais muito pobres, morava bem longe da casa do João; andava muito para escutar as histórias. Muito miúdo ficava difícil calcular sua idade, mas parecia ter uns oito anos, um dia esperou todas as crianças irem embora após a contação de histórias para conversar com João.

    _ João você me ensina contar histórias?
    _ Você já sabe Chico.
    _ Como vou saber se ninguém me ensinou, nem à escola eu vou?
    _ Contar histórias meu amiguinho, é um dom que nosso amigo lá de cima nos dá de presente, só temos que desenvolver .
    _ Não estou entendendo nada.
    _ Chico, a contação de história nasce no coração, quando sentimos amor pelas palavras, ouvimos e queremos transmitir algo que traga sentido para a vida das pessoas.
    _ Mas como posso saber se tenho este dom?
    _ Só de você querer ser um contador de história já é um traço que tem essa habilidade. Agora então é hora de aperfeiçoar os ouvidos, escutar, escutar, depois filtrar toda escuta, separar o joio do trigo.
    _ Estou gostando destas ideias.
    _ Então meu amiguinho, histórias nascem na nossa frente a todo momento, lógico que os livros trazem lindas histórias também, mas a vida é um livro imenso ; cheio de histórias interessantes. A sua vida é uma linda história que você pode contar aos outros.
    _Nossa João vou começar a seguir seus conselhos, observar, escutar e filtrar não é isto?
_ Sim, vamos treinando toda tarde, depois você vai contar também.
    Os olhos do menino brilhavam, não tinha presente melhor pra ele, escutar seu nome passando de boca em boca com fama de um grande contador de história, era algo mágico. Agradeceu e despediu do amigo, já estava de noite , tinha medo dos xingos da mãe e de assombração pelo caminho. Já ia correndo quando escutou João gritar:
    _  Chico, só faltou uma coisa! Sempre quando for contar história peça primeiro a inspiração ao Divino Espírito Santo, não existe contação  sem o sopro dele aos nossos ouvidos!

    Chico escutou atentamente, conhecia o Divino de um quadro em sua casa , sua mãe sempre rezava ali e ele também,  já eram amigos. Pelo caminho ia pedindo o Divino Espírito santo para transformá-lo num grande contador.
     Quando escutarem uma história bem contada estejam certos que o Divino soprou inspiração.

Junho de 2021( Dedico este texto ao meu pai: Joaquim Lacerda Gontijo que me inspirou a escrever e é um grande contador de história e ao Paulinho do Boi um excelente contador de história de nossa querida Sete Lagoas) 

Élida Gontijo

Élida Gontijo