Crônicas

Élida Gontijo - Viajando

30/12/20 - 11:12

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Sem poder fazer viagens nas férias, pois continuamos infelizmente em tempos de pandemia, resolvi arrumar minha mala para o novo ano que nos espera logo ali. Tenho uma dificuldade imensa em arrumar mala, quero levar tudo, tenho medo de faltar alguma coisa, mas agora aprendi que faz parte da vida, a arte é saber passar com a falta como dizia os mais antigos e sábios. Deixarei para trás tudo que pesou na mala de 2020 e foram muitas coisas que estou literalmente colocando de lado.

Procurando não exceder em nada, apesar que saúde quero colocar bastante, coloquei a esperança espalhada em cada espaço , ela se acomoda em cada cantinho de quem acredita nela. Nossa a alegria pulava do lado de fora querendo entrar e viajar comigo , sempre me acompanha por todo lado, empurrando a tristeza , essa com cara fechada deseja embarcar, nada disto, minha mala não tem lugar pra ela. A fé muito humilde, discreta, fica quietinha, cabe a mim, leva-la ou não. Claro que levarei,foi minha companheira este ano, sem ela não teria superado tantos desafios. Ah como carreguei na gratidão, só de chegar até aqui com saúde já é motivo de sobra pra tê-la na bagagem.

Pensei que seriam menos bagagens, mas é melhor se precaver, sinto que a viagem terá curvas, não existem só retas, haverá dias nublados ou mesmo com neblinas, mas tenho certeza que terei mais condições de administrar todos os percalços. Não tenho um roteiro, diante do quadro vivido este ano, melhor deixar fluir de forma leve, sem querer determinar tudo, vivendo um dia após o outro, o futuro a Deus pertence.

Não sou muito de viajar com turmas, sou um pouco sistemática, para não falar demais, gosto da liberdade de parar onde quero, conhecer novos lugares, pessoas etc. Penso em chamar aquela turma  que em 2020 me manteve de pé durante a viagem tempestuosa que enfrentamos. É uma turma pequena, mas fantástica, não me deixaram desistir, seguraram nas minhas mãos quando a ansiedade bateu, viajaremos juntos novamente, mas tenho certeza de forma bem mais agradável.

É a mala já está quase pronta, para fechar cobrindo toda bagagem espalhei amor em cada cantinho, tive medo de não fechar, mas nunca deixaria pra trás algo que sempre procurei ofertar. Quando fecho, escuto bem baixinho meu companheiro de sempre:

- Estamos prontos! 

Agora espero e desejo uma boa viagem pra todos que farão daqui a pouco o caminho para 2021. Gratidão a todos os leitores da minha coluna , que viajaram em meus textos neste ano, espero fazermos uma feliz caminhada no ano que se aproxima. 

Feliz Ano Novo! 

Dezembro de 2020.

Élida Gontijo

Élida Gontijo