Crônicas

Élida Gontijo - O portão azul

19/12/20 - 20:21

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Sempre fui encantada com casas que têm portões e muros cobrindo sua fachada. Na infância imaginava , o que teria lá atrás , quem morava , seus costumes ou mesmo se tinha casa, muitas vezes dava para ver a ponta do telhado, aquilo tudo aguçava minha curiosidade , não sabia que  era inspiração para textos futuros. 

Agora relembrei esse encantamento, nunca morei em casas com muros e portões altos, com o passar do tempo aprendi a administrar um pouco a curiosidade daquilo que está por trás e gosto muito de ver a rua, os transeuntes, materiais para minhas crônicas. Mas esta imagem que ilustra este texto deixou-me pensativa, principalmente diante do que estamos vivendo. Senti que esse portão seria a entrada de 2021, pode ser que a vacina para combater o coronavírus esteja logo na entrada, temos que ter um pouco de calma, caso contrário passaremos por ela sem ver. Há perigo de alguns arrebentarem o portão para fugirem de 2020 querendo encerrar tanta tristeza. Não adiantará correr, está comprovado mais do que nunca a questão do tempo. Imagino que terão diversas plantas no jardim do ano vindouro, a árvore  da gratidão , o cipó da perseverança em que todos possam segurar para atravessar os obstáculos. Canteiros de rosas do amor exalarão um suave perfume nas narinas tampadas por máscaras. Passarinhos da alegria cantarão bem baixinho até atingirem todos os ouvidos em uma grande sinfonia. O jacarandá da fé estará firme, árvore de lei, cuja madeira não se acaba. Caminhando um pouco mais terão os girassóis da cura, quantas borboletas coloridas voarão daqui pra ali enchendo de cores os olhos cansados de 2020. Ah quantos pés de abraços carregadinhos para serem colhidos, produziram o ano todo e ninguém teve como colher. A plantação de beijos está maravilhosa, quanto amor traz cada flor, basta apanhar e levar para quem quiser. Quantas coisas estão atrás do portão azul, você pode perguntar: _Não tem casa? Responderei : _ A casa é o coração que você traz dentro do peito, pulsando acolhimento, aconchego.

Então meus queridos leitores, apesar de tempos sombrios, não vamos perder a esperança, vamos até o portão azul de 2021 aguardar a abertura ,rezando bem baixinho, Deus não é surdo e ouve nossas preces rapidinho. Não sejamos egoístas, deixemos mais amigos esperarem junto com a gente. Faltam poucos dias para o portão azul ser aberto, espero que vejam tudo que sonhei. Vamos de máscara, mantendo o distanciamento, com bastante álcool gel , mas vamos descobrir o outro lado , o ano de 2021. Venham comigo! 

Dezembro de 2020

Élida Gontijo

Élida Gontijo