Crônicas

Élida Gontijo - Cerejeiras

10/04/21 - 08:10

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Desde criança faço viagens fantásticas através da imaginação. Vejo pessoas planejando grandes viagens para diversos países, passaportes cheios, no momento chateados com a pandemia por não poderem viajar. Minhas viagens a pandemia não atrapalhou, pelo contrário, quando fico muito chateada com a situação , tento acalmar viajando nos pensamentos. 

Vi pela televisão que no Japão, as cerejeiras já estão em flor, eu uma eterna apaixonada pelas flores, já comprei passagem para Terra do Sol Nascente, mas quis enriquecer meu sonho, meu passeio. Pedi a um sobrinho e afilhado que mora em Tóquio, que tirasse fotos das cerejeiras em flor e me enviasse, pedido de madrinha não pode ser contrariado, em pleno sábado da Aleluia, recebo as fotos, carregadinhas de flores e muito amor. Não demorou nada para chegar naquele encanto de paisagem, justamente naquela alameda florida!

imagem

Escutei minhas amigas da infância me chamando para brincar, sentamos ali debaixo daquelas árvores maravilhosas, coloridas pelas flores e muita fantasia. Tantas brincadeiras gostosas, passar anel, pular maré, nunca chamei de amarelinha, jogamos queimada, de bola de meia é claro, que delícia correr sentindo o ar puro em nossos pulmões, nada de corona por perto. Ríamos sem parar, abraçávamos apertado, que emoção sentir o nosso coração colado no peito da amiga, batendo na mesma sintonia.

O passeio se concentrou ali, não precisávamos de mais nada, enfeitamos nossos cabelos com flores, não vimos nenhuma criança japonesa passar, o importante era aproveitar aquele florescer e o carinho das amigas, sei que tinha uma prima com a gente, mas não me lembro qual, quando ia colocar uma flor em seu cabelo o encanto acabou, a luz da imaginação apagou, voltei rapidinho para o Brasil, do meu lado  só o silêncio, um misto de sonho e realidade. Nas minhas mãos o celular com a tela aberta nas fotos recebidas. Gratidão Pedro Avelar Gontijo por me fazer viajar na imaginação, voltar à infância, visitar o Japão, esquecer um pouco a pandemia, admirar as flores. Carimbei meu passaporte mais uma vez, gratidão meu guia maior, combustível que me alimenta em todas as viagens, o dom da escrita. Aguardo o próximo passeio. 

Élida Gontijo- abril de 2021.    

Élida Gontijo

Élida Gontijo