Crônicas

Apelo

15/03/21 - 08:07

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Esta semana foi difícil escrever, tantos noticiários tristes, tanta gravidade, imobilizando minha inspiração. Tudo isso foi mexendo comigo e me deixando quieta, um pouco sem rumo. Rezei muito e continuo rezando, a minha fé sempre foi a minha sustentação. Em um clima bem pesado resolvi me proteger, quando falo de proteção não é a física com álcool, máscara etc. Refiro a proteção emocional, parei de assistir noticiários sensacionalistas, sigo apenas aqueles que trazem  informações confiáveis, não quero ficar alienada e muito menos louca ou descrente da vida. Preciso estar bem para entrar em minhas aulas online, onde crianças ou mesmo adolescentes presos em casa me esperam loucos para conversar, tentar um contato mesmo a distância.

Ando muito preocupada com a disseminação do ódio, pensei que a maioria das pessoas aprenderiam diversas lições nestes tempos tenebrosos, mas infelizmente tenho visto o contrário. É preciso mais do que nunca disseminar amor, respeito, compaixão, todos estamos carentes, não temos toque, faltam abraços, sorrisos limpos, sem máscara. Precisamos nutrir uns aos outros de músicas boas, lindas poesias, piadas, preces, elementos que suavizem esta dor que ronda o mundo. Não sou a personagem Pollyana fazendo o jogo do contente, mas uso das palavras para acalentar, muitos esperam toda  semana por meus textos, uma responsabilidade imensa. Mas penso que se Deus me deu a capacidade de falar com as mãos cumprirei da melhor maneira possível. 

Peço que na próxima semana tentemos melhorar a energia em nossas casas, em nossa rede social, apesar de tudo, quem sabe parar um pouco de se alimentar de tanta dor, ódio. Espalhemos coisas que adocem um pouco o amargo da realidade, me espelho sempre nas crianças que em sua pureza sorriem e sonham. Não podemos desistir de lutar e jamais atribuir culpas a quem não tem, não é momento de procurar culpados, mas tentar solução. Mesmo sabendo que não está fácil, tentemos caros leitores, presenteiem as pessoas com lindas mensagens, preces, aquilo que faz o outro se sentir amado, abraçado, vivo. Sejamos gratos por estarmos aqui, lutando sim, vivos, mas para o amor. Tenhamos cuidado com o que temos passado para nossas crianças e jovens, preocupo muito com eles, que não têm culpa do momento que estamos vivendo. 

Todos dizem que meus textos são suaves , este hoje pode parecer um pouco pesado, mas queria que servisse de alerta ou mesmo um conselho para todos batalharem por mais empatia, coragem e esperança . Sigamos na luz e na fé.

Março de 2020. 

Élida Gontijo

Élida Gontijo