Automobilismo

Com a CNH brasileira é possível dirigir em diversos países do exterior

28/01/20 - 15:28

Dirigir pelas ruas de outros países pode ser uma experiência maravilhosa
Dirigir pelas ruas de outros países pode ser uma experiência maravilhosa

Por Leo Campolina

HABILITADO - Circular de carro nas ruas de outro país realmente parece uma experiência incrível. Se você está fazendo planos para viajar para o exterior saiba os documentos e o que é necessário fazer a para dirigir fora do país.

 

Muitos países aceitam a CNH brasileira por até 180 dias, mas é importante observar também as regras locais do trânsito. 

 

América do Sul 

Nossa CNH é aceita na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, na Guiana, no Paraguai, no Peru, no Uruguai e na Venezuela. 

 

América Central 

Você pode dirigir em Cuba, Costa Rica, Guatemala, Honduras e República Dominicana portando apenas sua CNH . 

 

América do Norte 

Ao contrário do que muita gente pensa, os Estados Unidos e o Canadá aceitam nossa carteira de motorista. Aproveite as belas estradas americanas e a famosa Route 66 (que liga Los Angeles a Chicago).

 

Europa 

Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Hungria, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça. 

 

Outros 

Além dos países já citados, outros lugares aceitam nossa CNH, são eles Angola, Bulgária, Cazaquistão, Croácia, Luxemburgo, Guatemala, Equador, Irã, Israel, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, entre outros. 

 

Mas fique atento ao prazo de validade, ok? Após os 180 dias é necessário a apresentação do PID e do passaporte junto à CNH. 

Existem, porém, algumas particularidades. No estado da Georgia, nos Estados Unidos, por exemplo, a CNH não é aceita. Já em Portugal, o prazo máximo para o uso do documento é de 30 dias. Em qualquer um dos países, é importante conhecer as suas placas, regras de trânsito e costumes. No Canadá, não é permitido ultrapassar um ônibus escolar enquanto houverem crianças desembarcando. O motorista deve esperar o ônibus seguir viagem antes de realizar qualquer manobra. Na Itália, é possível alugar um carro com a CNH, mas para dirigi-lo o usuário precisa possuir a Permissão Internacional para Dirigir (PID). 

 

O que é a Permissão Internacional para Dirigir (PID)? 

Para obter uma PID, o motorista deve procurar o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado. O passo a passo para a solicitação varia por órgão, e por isso deve ser consultado pelo usuário. Mais de 130 países requerem a PID de condutores estrangeiros. O documento será uma cópia da CNH, com a mesma validade, foto e recomendações. A indicação de uso de óculos pelo motorista, por exemplo, deverá aparecer na carta, e precisará ser cumprida normalmente em outro País. A idade do condutor também deverá ser adequada ao território. 

Em alguns países, ela é maior do que os 18 anos solicitados para a condução no Brasil. A PID pode ser solicitada por qualquer motorista com a CNH em dia. É um documento internacional, que comprova a capacidade do indivíduo para dirigir.

 

Leo Campolina

Leo Campolina

Veja Mais