Colunista convidado - Soft skills: Como se destacar no mercado de trabalho

12/04/19 - 12:04

Bruno Barbosa
Bruno Barbosa

Você já ouviu falar de Soft Skills? Sabia que esse termo esquisito será responsável pelo seu sucesso profissional num futuro próximo (ou já no presente)? O desenvolvimento dessas habilidades irá “separar o joio do trigo” e hoje nós iremos ver o porquê é tão importante dar uma atenção especial nisso.

 

Soft Skill é um termo da língua inglesa que ao pé da letra significa “habilidade leve”, mas na prática entende-se como “habilidade social”. São características sociais que o indivíduo desenvolve com a prática e experiência de vida. Não é como a matemática que se aprende que 2+2=4, ou qualquer outro conhecimento técnico.

 

As habilidades sociais estão divididas em inúmeras categorias: habilidade interpessoal, habilidade intrapessoal, habilidade criativa, habilidade interdigital, habilidade auto discente/docente e habilidade empreendedora.

 

As empresas mais inovadoras (as maiores e melhores) estão buscando cada dia mais profissionais com essas habilidades e apenas conhecimentos técnicos não serão mais suficientes para o novo mercado. 

 

Aí você me pergunta “Por onde eu começo?”

Minha primeira dica é começar a utilizar o Linkedin, um espaço para criar relacionamento profissional e negócios. Observe os “top voices” (usuários mais populares do Linkedin no ranking anual) e veja como eles se relacionam na plataforma, a postura profissional que mantêm em seus textos, o conteúdo que agrega valor para o próximo e a maneira coerente de fazer negócios. Essas características expressam o potencial da habilidade interpessoal, a qual é responsável pelas relações humanas. Um indivíduo com alto nível de habilidade interpessoal, relaciona-se muito bem com seus líderes e sua equipe.

Você acha que tem uma boa habilidade interpessoal?

 

Bruno Barbosa

brunodsbarbosa@gmail.com

 

Bruno Barbosa

Veja Mais