Colunista Convidado | Como revisar seu contrato de empréstimos e/ou financiamentos

30/10/20 - 10:00

Ao assinar um contrato de empréstimo, de financiamento habitacional ou de veículos, o consumidor em geral tem duas preocupações principais: prazo e valor da parcela.

Mas o fator primordial, os Juros, nem sempre são analisados com a devida atenção. Os Juros compostos, onde há incidência de “juros sobre juros”, presentes na quase totalidade dos contratos, tem um efeito devastador, especialmente em contratos de longo prazo.

 

A Taxa de juros pode não ser tão alta, mas com prazos que podem chegar até a 30 anos, no caso do Financiamento Imobiliário, o resultado será bastante oneroso. 

Surge a pergunta: qual é uma taxa de juros justa? A resposta não é óbvia e depende de uma série de fatores, tais como: O empréstimo tem garantia do bem adquirido, como no caso de aquisição de imóveis? É um empréstimo consignado? É um empréstimo sem garantias? Qual o prazo do contrato?

Tenhamos em mente: Juros caem quando cai o risco à instituição que o concede. Um empréstimo consignado, com desconto em folha, terá OBVIAMENTE taxas mais baixas. Mas nos acostumamos a taxas de juros tão abusivas nas últimas décadas que consideramos 2% ao mês como taxa “razoável” e não é. Concedido um valor de R$ 100.000,00, com taxas de 2% ao mês, com 60 parcelas, o tomador pagará só de juros R$72.607,80.

 

O Perito Contábil, profissional graduado em Ciências Contábeis, tem condições, analisando cada caso particular, em determinar se aquela taxa é adequada ou não para aquela situação. Quando a situação chega à esfera judicial, o Perito Contábil vai auxiliar o Advogado e o Juiz, através de laudos, na busca de uma solução justa. Mas ainda que a situação não demande ação judicial, o Perito pode ser consultado para a análise e emissão de parecer sobre um contrato, e pessoas físicas e jurídicas podem economizar valores que farão toda a diferença, especialmente no momento delicado que vivemos.

 

www.peritorodrigomota.com.br

 

Rodrigo Mota

Contador e Perito Contábil (CRC MG 91.006) 

 

 

Veja Mais