Coluna Evangélica

Coluna Evangélica | Boas Novas – Jesus: o maior exemplo de liderança

09/11/20 - 10:34

Por Fátima Massula Dutra

O maior exemplo de liderança que já surgiu nesta terra é o Senhor Jesus. Numa análise panorâmica e terrena, sob o ponto de vista humano, nenhum líder conseguiu o que Cristo realizou: com um ministério de aproximadamente três anos e meio, sem os meios de comunicação e transporte que temos hoje, cercado por doze apóstolos, sendo a maioria galileus com pouca instrução e cento e vinte seguidores, fundou uma organização que já dura mais de dois mil anos e possui mais de um bilhão de seguidores, incluindo os apenas nominais.

 

O filho de Deus abandonou sua zona de conforto, no alto trono dos céus, para vir à terra caótica e corrompida, a fim de restaurá-la. Com que atitude? Não veio como um rei terreno, e sim como um simples servo. Estava disposto a servir os homens! Consideremos o que o apóstolo Paulo nos diz em Filipenses 2:5-8: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”. Jesus, o filho de Deus, veio salvar a humanidade, através de uma vida de sacrifício, de serviço. 

 

Em certa ocasião os discípulos estavam discutindo sobre quem seria o maior entre eles. Jesus se interpôs e ensinou-lhes como ser um líder, como ser maior. Disse-lhes que no mundo os reis dominam sobre os povos, mas entre eles não seria assim. E continuou: “Pelo contrário, o maior entre vocês seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. Pois, no meio de vocês, eu sou como quem serve” (Lucas 22:26-27).

 

Jesus, o maior líder da história, ensinou e deixou-nos um exemplo de que um líder não deve ser um dominador dos que lhe foram confiados, mas sim um modelo para o rebanho (1 Pedro 5:3). O líder precisa ser modelo de uma vida de sacrifício e de serviço. A verdadeira natureza da liderança é o sacrifício. Não aspiremos à liderança por intenções impuras. A busca por reconhecimento e status trará sofrimento ao rebanho, além de não agradar ao nosso Senhor. Jesus é o Senhor! Amém!

 

Fátima Massula Dutra

bookafe@setelagoas.com.br

 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais