Coluna Evangélica

Coluna Evangélica | Boas Novas – Crer e obedecer para permanecer conectado a Deus

30/11/20 - 10:32

Por Fátima Massula Dutra

No jardim do Éden, enquanto estava conectado a Deus, ou seja, antes da queda, o homem era muito simples. Essa simplicidade traduzia-se em crer na palavra de Deus e a ela obedecer. Mas, quando foi enganado pelo inimigo, o homem desobedeceu ao Senhor e se desconectou Dele. A partir daí, a história da humanidade tornou-se uma história de incredulidade e desobediência a Deus.

A Epístola aos Hebreus nos mostra isso: “Contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade” (Hebreus 3:18-19). Esse trecho diz respeito à geração dos filhos de Israel que caíram no deserto. Essa geração não entrou no descanso, na boa terra de Canaã, por causa de sua desobediência e incredulidade. A partir da queda, o homem, desconectado de Deus, perdeu a simplicidade para com Ele e passou a não crer e a não obedecer à Sua palavra. Por isso essa geração caiu no deserto. Eles só se queixavam e murmuravam contra Deus. 

Em nossa vida, devemos fazer o contrário do que fez o povo de Israel. Hebreus diz: “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso” (Hebreus 4:3a). Quando cremos e obedecemos, permanecemos conectados a Deus e encabeçados por Cristo. Em Salmos, lemos: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmos 23:1). Esse é o verdadeiro descanso. Se você for uma ovelha desconectada, desgarrada, nunca terá descanso. Mas, se tem o Senhor como seu pastor que cuida de você e que o governa você terá descanso. Assim que o ser humano decidiu viver por conta própria, desconectando-se de Deus, sua vida se tornou uma grande tragédia. 

Após a desconexão, a ligação entre Deus e o homem se tornou muito frágil. O Senhor precisava de alguns homens que O temessem e vivessem de forma piedosa, com uma disposição diferente do resto da criação. Havia poucos que se encaixavam nessa descrição. Alguns desses homens aparecem em Hebreus 11. “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas”. Neste trecho também são citadas as experiências de fé de Enoque e Noé. Que o Senhor encontre em nós, assim como encontrou nesses homens, um viver que Lhe agrade e atenda à Sua vontade. Jesus é o Senhor! Amém!

Fátima Massula Dutra
bookafe@setelagoas.com.br

Fátima Massula Dutra

Veja Mais