Coluna Evangélica

Boas novas – Ana, Uma Mulher de Oração

14/03/21 - 08:08

Por Fátima Massula Dutra

Fátima Massula Dutra

Ana foi uma mulher de oração, e sua oração mudou a história do povo de Deus. Ela conheceu a vontade de Deus e pôde ser usada por Ele. Depois que Josué e os anciãos morreram, levantou-se uma geração que não conhecia o Senhor, e o povo acabou se desviando e buscando outros deuses. Como punição, o Senhor os entregou nas mãos dos inimigos (Juízes 2:7-14). Quando eram oprimidos, clamavam ao Senhor, que se compadecia e levantava juízes para livrá-los. Ainda assim, eles se desviavam novamente. Foi desta forma por quatrocentos anos, na era dos juízes, quando não havia rei, e cada um fazia o que achava mais reto. Foi um momento tenebroso na história do povo. No final dessa era, Eli era o sacerdote que servia no tabernáculo, em Siló, com seus dois filhos, que eram maus e não se importavam com o Senhor.

Nessa época viveu um homem chamado Elcana que tinha duas mulheres: Ana e Penina. Penina tinha filhos e Ana era estéril. Naquela época, as mulheres estéreis eram desprezadas Todos os anos Elcana e a família subiam até Siló, onde ficava o tabernáculo, a fim de adorar e sacrificar ao Senhor. Numa dessas ocasiões, Ana, cheia de aflição e amargura, foi ao templo a fim de orar. Ela chorou, fez seu pedido ao Senhor e fez um voto, dizendo: “Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha” (1 Samuel 1:11).

Quando voltaram para casa, Ana concebeu e deu à luz um filho chamado Samuel, que significa “de Deus o pedi” ou “ouvido por Deus”. Samuel foi um grande sacerdote. Desde cedo aprendeu a ouvir as palavras de Deus numa época em que Seu falar era muito raro. (1 Samuel 3:1). Ele foi usado para dar direção ao povo e introduzir a era dos reis, ungindo Saul e depois Davi, de cuja descendência veio Jesus. Ana descobriu um segredo: a oração. Hoje Deus nos chama para ir até Ele. O Senhor quer tocar nossas emoções e pensamentos. Ele sabe tudo que temos enfrentado. Ele conhece toda a nossa dor. Mateus 11:28 é um convite de Deus para nós: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Amém!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais