Coluna Evangélica

Boas Novas – A Serva Egípcia que obteve a misericórdia de Deus

07/03/21 - 08:14

Por Fátima Massula Dutra

Fátima Massula Dutra

Agar foi uma serva egípcia de Sara, mulher de Abraão. Ela provavelmente entrou para a casa de Abraão e Sara no período em que eles foram para o Egito em busca de alimento por causa da fome na terra. A história dela está registrada em Gênesis 16:1-16 e Gênesis 21:8-21.

Sara era estéril e viu em Agar a possibilidade de gerar filhos para seu marido. Assim Abraão teria um descendente, cumprindo-se a promessa de Deus de fazer dele uma grande nação. Sara propôs a seu marido que tomasse sua serva por mulher. Abraão aceitou a proposta e coabitou com Agar, que engravidou. Uma vez grávida, Agar sentiu-se superior, menosprezando sua senhora. Indignada com isso, Sara reagiu duramente, passando a maltratar e humilhar Agar. A serva, em vez de considerar sua posição e se submeter, resolveu fugir como escrava rebelde, indo para o deserto.  No deserto, solitária e aflita, ela foi encontrada pelo Anjo do Senhor junto a uma fonte de água. Ele veio socorrê-la. Isso nos revela a misericórdia de Deus, que se importa com cada pessoa. Ele está pronto para socorrer até mesmo uma escrava rebelde. 

Por vezes, fazemos uma autoanálise e nos consideramos pessoas inadequadas, incapazes de ter a atenção do Senhor. Mas, nesse episódio, o Senhor se moveu para socorrer aquela mulher egípcia, escrava e rebelde. Isso elimina todos os nossos conceitos e nos mostra que, a despeito de nossa situação, Ele está disposto a nos acolher e socorrer. Nesse encontro, o anjo do Senhor disse a Agar para voltar para sua senhora, humilhar-se e se submeter a ela. Talvez Agar tenha ficado indecisa entre voltar ou não, com medo do que estaria por vir, mas o anjo do Senhor lhe disse que lhe daria uma descendência numerosa que não poderia ser contada, que ela daria à luz um filho que se chamaria Ismael, pois o Senhor a ouvira na sua aflição. Nesse momento Agar reconheceu com quem estava falando e invocou o nome do Senhor. Ela viu o Senhor! Que experiência preciosa ela teve!

Agar voltou para a casa de Abraão e lhe deu um filho, a quem deu o nome de Ismael, que quer dizer “Deus ouvirá”. Que grande lição essa história nos transmite! Deus é misericordioso e compassivo, e está pronto para nos socorrer. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” Salmo 37:5. Amém!

Fátima Massula Dutra

Veja Mais