Coluna Evangélica

Boas Novas – A importância da Mulher para o cumprimento do plano de Deus

07/02/21 - 08:58

Por Fátima Massula Dutra

por Fátima Massula

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:18) Eva é uma personagem bastante conhecida. Ela foi a primeira mulher criada por Deus, não teve infância e nem adolescência, já nasceu adulta! Não teve mãe, nem passado, nem instrução alguma de como ser mulher ou mãe. Deus era a fonte de sua vida, por isso ela só podia confiar e se apoiar no Criador. Você já se imaginou sendo a primeira mulher?

O termo “mulher”, na Bíblia, é descrito pela primeira vez em Gênesis 1:27. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. A Bíblia cuidadosamente detalha a criação da mulher em Gênesis 2:21-23. Adão sozinho não era suficiente para cumprir o propósito divino. Todavia, com a ajuda de Eva, ele poderia atender ao desejo do coração de Deus. Eva também teve filhos. O primeiro deles, Caim, não perseverou no caminho do Senhor. Já Abel foi diferente. A Bíblia diz que Deus não se agradou de Caim e de sua oferta, mas se agradou de Abel e da oferta dele (Gênesis 4:4-5; Hebreus 11:4). No final da história, como sabemos, Caim acabou matando o seu irmão por causa de inveja e ira. 

Imagine a situação de Eva! Pense na dor e no desespero que sentiu diante desse acontecimento. No mesmo dia ela perdeu dois filhos: um morreu e o outro se tornou errante na terra, e sua descendência afastou-se de Deus. Ela deve ter ficado muito decepcionada por ter criado um filho que matou o próprio irmão. Naquele momento, ela poderia ter questionado as razões de Deus, e sua confiança Nele poderia ter sido abalada. Mas nada disso aconteceu. Talvez você tenha também sofrido perdas terríveis, irreparáveis, sentido dores insuportáveis, assim como Eva. No entanto podemos aprender com seu exemplo. Ela sofreu muito, mas não culpou nem questionou Deus, antes, superou a dor e perseverou no caminho do Senhor.

O que nos encoraja é que Eva não se tornou amarga, dura de coração e resistente a Deus. Ela continuou a viver confiando no Senhor. Sua atitude permitiu a Deus continuar Seu plano. Por isso Deus lhe deu outro filho: Sete. E a descendência continuou com Enos, Enoque, Noé. Graças ao Senhor! 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais