Coluna Evangélica

Boas Novas - Justiça, Misericórdia e Humildade

31/01/21 - 08:04

Por Fátima Massula Dutra

Fátima Massula Dutra

Na Bíblia existe um profeta de nome Miqueias. Em seu livro, ele fala palavras muito atuais para nós que vivemos numa sociedade dominada pela corrupção e degradação moral. Em seus escritos, fez um diagnóstico preciso da nação de Israel. Com palavras francas, o profeta denunciou a corrupção e a consequente opressão aos pobres. Devido a influência comercial de nações pagãs, os valores morais foram sendo invertidos a ponto de a nação amar o mal e odiar o bem (Miqueias 3:1-3). Todos os poderes estatais estavam organizados para agir em prol da corrupção e como resultado a sociedade foi dividida em ricos e pobres. E os líderes religiosos, que deveriam ser a reserva moral do povo, também haviam sido vendidos à corrupção. A condição de Israel era vergonhosa. 

No capítulo 6, Deus faz acusações contra Seu povo. Ele o acusou de estar enfadado Dele, de não mais se dar conta da libertação recebida ao ser resgatado do Egito e de não mais se lembrar nem valorizar as bênçãos que Deus lhe dera ao longo dos anos. As profecias de Miqueias delatavam dois pontos principais: a injustiça social e a falta de santidade pessoal. Diante de tais acusações, o povo compreendeu que, para se reatar com Deus, não bastaria o sacrifício de animais, como de costume, pois a devoção religiosa deveria ser acompanhada de um viver correspondente. Miqueias 6:8 diz: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede a ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus “. Estas foram ações que o Senhor requereu do Seu povo como medidas contra esses problemas: justiça para si mesmo, misericórdia para com os outros e humildade para com Deus. 

Embora tenham sido proferidas cerca de dois mil e quinhentos anos atrás para uma nação distante, essas palavras são muito atuais e devem ser consideradas por nós que vivemos numa sociedade dominada pela corrupção e degradação moral. Como filhos de Deus, devemos nos resguardar da influência da iniquidade reinante no mundo e viver a vida cristã diária de busca espiritual a Deus. Como sugestão, gostaria de encorajar você a ler a Bíblia diariamente. Eu faço assim: dois ou três capítulos do Velho testamento, um capítulo do novo testamento, um salmo e dois ou três provérbios. Existem aplicativos para celular muito bons que auxiliam esta agenda de leitura bíblica diária. Bom desfrute! 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais