A obesidade e a Covid-19

13/04/21 - 08:50

Dra. Bruna Araújo Martins Resende, endocrinologista e metabologista
Dra. Bruna Araújo Martins Resende, endocrinologista e metabologista

Dra. Bruna Araújo Martins Resende

Em março de 2020 não tínhamos ideia do que estava por vir, não estávamos entendendo tudo que acontecia, achávamos que seria algo temporário. Não foi algo temporário! Na verdade, foi (e está sendo) muito pior do que poderíamos imaginar. Quem diria que mais de 1 ano depois, estaríamos batendo recordes diários no número de mortos?

A COVID-19 levou centenas de milhares de brasileiros, deixou muitos lares mais tristes. Além disso, contribuiu para o aumento do desemprego, fechamento de lojas, restaurantes, indústrias. Destruiu sonhos de muitas pessoas.

Um outro grande problema que ocorreu nesse período, foi o aumento da obesidade. A obesidade é uma epidemia mundial, muitas vezes negligenciada. A obesidade é um fator de risco para várias doenças, como diabetes, infarto, hipertensão arterial, câncer. E se mostrou um fator de risco importante para pior evolução da infecção pela COVID-19. Vários artigos tem demonstrado que a obesidade favorece a progressão rápida da doença, aumenta risco de internação e mortalidade. Um fato muito preocupante, é que a pandemia aumentou a prevalência da obesidade! Um estudo brasileiro mostrou que 20% dos brasileiros ganharam peso durante esse período. Seja pelo aumento da inatividade física, seja por quadros de ansiedade que surgiram ou se agravaram.

No documento da Federação Latino-Americana sobre a relação da Obesidade e COVID-19 foram feitas algumas recomendações, como:

- Evitar ganho de peso
- Ser fisicamente ativo
- Manter acompanhamento médico regular
- Perder peso (perdas de 3-5% do peso podem reduzir riscos de complicação)

A atividade física e a perda de peso podem reduzir a chance de complicações pela COVID-19. O tratamento da obesidade é difícil e precisa de acompanhamento médico e nutricional a longo prazo, sendo que, em alguns casos, é necessário também avaliação por psicólogos e uso de medicamentos.

Dra. Bruna Araújo Martins Resende
Endocrinologista e Metabologista
CRM 52.916 RQE 33669

@endocrinologiasetelagoas

Veja Mais