Coluna Espírita

Para evitar dissabores

21/03/21 - 08:48

Por Aloísio Vander

Aloísio Vander

 Em sua primeira carta aos Tessalonicenses, afirmou Paulo: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

 Qual é a vontade de Deus em relação a cada um de nós? Deus nos faz sofrer? A quem creditar os nossos sucessos? A nós ou a Deus?

 No Antigo Testamento Deus é apresentado como um ser ciumento, vingativo, parcial, que faz e depois desfaz, o que o aproxima da personalidade humana.
 
Com Jesus, porém, a visão de Deus modifica-se drasticamente. O Divino Mestre O designa como sendo o Pai Celestial de todos, sem exceção, sem privilégios.

Uma passagem que, nesse particular, nos comove sempre, é esta: “Qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?”

E qual é mesmo a vontade de Deus em relação a cada um de nós?

Deus nos programou para a felicidade. É o determinismo divino. Mas através do livre arbítrio nós podemos adiantar ou retardar a conquista da Plenitude.

A rebeldia é a marca dos Espíritos retardatários. Eles não reconhecem os próprios erros, além de culpar a terceiros, a Jesus e a Deus por seus insucessos. Seu estado de sofrimento se arrasta até o momento em que reconhecem que sempre receberam do Criador o estímulo necessário e que faliram por conta própria, assim como aqueles que chegaram a bom termo o lograram por mérito próprio.

Temos visto, em nossas reuniões de intercâmbio com o mundo espiritual, homens e mulheres desencarnados que deambulam sem rumo, por não aceitarem a sua real condição espiritual. No fundo, esperavam encontrar privilégios e “jeitinhos”, tal como se acostumaram aqui no plano físico. Mas no plano espiritual todas as máscaras caem e nos apresentamos, a nós próprios e aos outros, sem disfarces, o que representa golpe terrível para nosso hipertrofiado orgulho pessoal.

Para evitar dissabores na vida presente e na futura, recomenda-se que sigamos a exortação do sábio Apóstolo dos Gentios: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Aloísio Vander