Coluna Espírita

Natal

24/12/20 - 18:38

Por Aloísio Vander

por Aloísio Vander

    “Jesus é o modelo e guia da humanidade.”

    Ele desceu de seu trono solar para ser o mais humilde dos servidores dos homens, demostrando que o amparo constante ao próximo é a credencial para o acesso aos Planos Superiores.

    Ele abdicou de sua liberdade cósmica para sujeitar-se às limitações do corpo físico, testificando que somente a peso de duras disciplinas nos habilitamos à posição de cidadãos do Universo.

    Ele privou-se da companhia dos Espíritos angélicos para respirar no mesmo ambiente de Espíritos cristalizados no erro, para estarmos seguros de que estender as mãos aos caídos do caminho é a senha para alcançar a paz na consciência.

    Ele, desde o primeiro dia, foi o benfeitor da humanidade, sofrendo igualmente, desde o primeiro dia, perseguição implacável que culminaria com a sua injusta e criminosa crucificação, a fim de gravar em nossos corações a mensagem de que é preciso transformar o mal em bem para alcançar a felicidade legítima.

    A assertiva que abre nosso texto é dos Espíritos Superiores e está em “O Livro dos Espíritos”, no mesmo ponto onde Allan Kardec fez este comentário: “Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava. Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhe falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens.”

    Podemos assim concluir que, somente quem de fato seguir a Jesus, sem subterfúgios, sem meio termo, encontrará a Plenitude.

    Que este Natal seja, mais uma vez, fonte de inspiração para nossas realizações no bem.

Aloísio Vander