Coluna Espírita

Lições de simplicidade e amor

10/01/21 - 08:06

Por Aloísio Vander

Aloísio Vander

Na vida corrida que levamos, não temos tempo de analisar o próprio comportamento. Mas é nesse estudo que se encontra a chave da nossa felicidade.
O Espírito de Santo Agostinho, em mensagem dada a Allan Kardec, nos oferece um modelo:

“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma. (...)

    Mas, direis, como há de alguém julgar-se a si mesmo? Não está aí a ilusão do amor-próprio para atenuar as faltas e torná-las desculpáveis? O avarento se considera apenas econômico e previdente; o orgulhoso julga que em si só há dignidade. Isto é muito real, mas tendes um meio de verificação que não pode iludir-vos. Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, inquiri como a qualificaríeis, se praticada por outra pessoa. Se a censurais noutrem, não na podereis ter por legítima quando fordes o seu autor, pois que Deus não usa de duas medidas na aplicação de sua justiça. (...) Se puder dizer que foi bom o seu dia, poderá dormir em paz e aguardar sem receio o despertar na outra vida.”

    À medida que formos capazes de implementar as reformas necessárias em nosso caráter, um contentamento espiritual vai se apossando de nós, uma felicidade natural e de origem íntima começa a nutrir-nos o bom humor e a confiança na Vida. Como decorrência natural desse estado, passamos a nos admirar, e os complexos que antes nos faziam sentir necessidade constante de estar nos comparando com os outros desaparece e, com ela, as tensões fantasmas.

Muitos passam a vida inteira adiando a sua reforma por considerá-la colossal, enquanto que na verdade ela é composta por uma miríade de pequenas atitudes cotidianas, coisas simples como dar um bom dia com um sorriso franco; prestar atenção e dar importância ao que as pessoas nos dizem; ser cortês; negar-se à maledicência...

Ninguém como Jesus nos mostrou essas belas lições de simplicidade e amor. Aprendamos com ele, estudando o seu Evangelho e desejando ardentemente vivê-lo.

 

Aloísio Vander