Coluna Espírita

COLUNA ESPÍRITA

17/07/22 - 07:00

Aloísio Vander
Aloísio Vander

Por Aloísio Vander

Brasil - Pátria do Evangelho

Humberto de Campos, ilustre jornalista brasileiro, escreveu do Além, através da mediunidade de Chico Xavier, o livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”.
    A obra apresenta um sumário da história nacional, da descoberta à proclamação da República. Mas, não se trata de um livro comum de história, porque a narrativa se desenrola a partir da perspectiva do mundo espiritual, e é protagonizada por Jesus e seus assessores que, do plano invisível, dirige os destinos do Brasil.
    Na obra, tomamos conhecimento de quem realmente governa nosso país. O nome dele é Ismael, o anjo Ismael. Ao seu lado encontra-se vasta equipe de colaboradores, entre os quais Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira, que, ao tempo da República Romana, foi o general e cônsul Caio Mário.
    Surpreende-se o leitor ao verificar as dificuldades com que se depara Jesus, Ismael e sua equipe na implementação da nova nação, sobretudo pelo fato dela ter sido concebida para receber a Árvore do Evangelho, que seria então transplantada da Palestina para cá, a fim de que encontrasse terra nova para frutificar em abundância.
E a história do Brasil, então, desenrola-se aos nossos olhos admirados, por verificarmos a condução minuciosa dos benfeitores espirituais em todos os lances decisivos.

Quando a República é finalmente proclamada, Ismael anuncia: “A proclamação da República Brasileira, como índice da maioridade coletiva da nação do Evangelho, há de fazer-se sem derramamento de sangue, como se operaram todos os grandes acontecimentos que afirmaram, perante o mundo, a Pátria do Cruzeiro, os quais se desenvolveram sob a nossa imediata atenção. Doravante, o Brasil político será entregue à sua responsabilidade própria.”
    As palavras de Ismael merecem séria meditação de nossa parte. Principalmente nos dias que correm, onde a intolerância e a insensatez campeiam fornecendo abundante energia mental aos adversários do Programa de Jesus, ao mesmo tempo em que dificulta a ação dos Seus prepostos.
    A responsabilidade individual e coletiva dos encarnados é grande. O Brasil atingirá o seu objetivo, conosco ou apesar de nós. Não entreguemos aos políticos, homens frágeis como nós, as responsabilidades da construção de uma nação feliz. Jesus espera que cada um de nós seja portador da sua mensagem de paz, amor, concórdia, justiça e honestidade a cada semelhante, laborando dia a dia na construção da Pátria do Evangelho.

Aloísio Vander