Coluna Espírita

Coluna Espírita | Parabéns, Kardec!

11/10/20 - 08:00

Por Aloísio Vander

Neste mês comemoramos 216 anos do nascimento de Allan Kardec.

Ele nasceu no dia 3 de outubro de 1804, na cidade de Lion, na França.

 

Estudou na Suíça com o mais renomado educador de sua época, Johann Heinrich Pestalozzi.

Kardec foi notável educador em sua terra natal. Premiado inúmeras vezes por seus projetos e obras no campo da pedagogia. Também foi professor e diretor de escola.

Pouco antes da vinda do Cristo fora eminente sacerdote druida. No fim da Idade Média reencarnou novamente e ficou conhecido como Jan Huss, célebre educador tcheco, reitor da universidade de Praga, morto na fogueira pela Inquisição.

 

Aos 50 anos de idade, interessou-se por fenômenos paranormais. A princípio cético, se convenceu de sua realidade através de rigorosas pesquisas.

Vencendo grandes óbices, sistematizou todas as informações obtidas nas investigações.

Sua vida, desde que abraçou a sua missão, tornou-se uma doação perene à humanidade.

 

Para termos ideia de suas lutas, vejamos uma nota que foi encontrada entre seus documentos, após a sua morte:

“Escrevo esta nota a 1º de janeiro de 1867 [dez anos e meio depois da publicação de O Livro dos Espíritos]. Andei em luta com o ódio de inimigos encarniçados, com a injúria, a calúnia, a inveja e o ciúme; libelos infames se publicaram contra mim; as melhores instruções foram falseadas; traíram-me aqueles em quem eu mais confiança depositava, pagaram-me com a ingratidão aqueles a quem prestei serviços. [...] Nunca mais me foi dado saber o que é o repouso; mais de uma vez sucumbi ao excesso de trabalho, tive abalada a saúde e comprometida a existência. Graças, porém, à proteção e assistência dos bons Espíritos que incessantemente me deram manifestas provas de solicitude, tenho a ventura de reconhecer que nunca senti o menor desfalecimento ou desânimo e que prossegui, sempre com o mesmo ardor, no desempenho da minha tarefa, sem me preocupar com a maldade de que era objeto. [...]”

 

A vida de Allan Kardec é um grande exemplo, não somente para o espírita, mas para todo cristão sincero que pretende seguir, com fidelidade, os passos de Jesus.

 

Aloísio Vander

aloisiovander@yahoo.com.br

 

Aloísio Vander