Coluna Espírita

Coluna espírita: Liberdade

12/04/20 - 15:54

Por Aloísio Vander

A liberdade é uma aspiração de todos. Quanto mais se tem, mais se deseja. Dificilmente sentimos que a temos o suficiente.

Realmente, a nossa liberdade é bem limitada. Mas isso tem suas razões. Antes de tudo, é bom distinguir liberdade de livre arbítrio. Liberdade é a possibilidade de fazer alguma coisa. Livre arbítrio é a faculdade de escolher, de optar por alguma coisa, mesmo que não seja possível fazê-la. Estamos falando em termos de vida exterior, material. Uma pessoa que possui muito dinheiro é capaz de fazer muitas coisas que o pobre não é.

 

No entanto, no mundo íntimo do Espírito há livre arbítrio e liberdade totais. Por isso, é tão difícil governar os pensamentos. E é justamente em seu governo que se encontra a chave para a felicidade.

Se Deus permitisse essa condição no mundo exterior, o caos se estabeleceria, por ser a Terra domicílio de almas moralmente atrasadas que tendem a usar a liberdade para favorecer a satisfação de seus desejos egocêntricos. Por isso, no mundo material, nossa liberdade é bastante limitada. A nossa galáxia é imensa (100 mil anos-luz de diâmetro), porém a Lua (que está a 384 mil km da Terra) foi o mais distante que até agora alcançamos fisicamente. E disso não sairemos até que venha a regeneração do nosso orbe, segundo a palavra de Emmanuel, no livro “O Consolador”, ao afirmar que o Governo Espiritual da Terra não permitirá que saiamos daqui para colonizar (leia-se escravizar) povos extraterrestres.

 

Os poderosos da Terra, sistematicamente, têm usado de suas prerrogativas para massacrar a maioria, em benefício de seus apaniguados. Se não houvesse severo cerceamento da liberdade no mundo, talvez o homem já houvesse aniquilado a vida no planeta.

Os homens comuns, que somos em maioria, embora com pequena liberdade no campo material, somos capazes de produzir estragos de grandes proporções na vida alheia. Por isso, tenhamos muito cuidado com atos e palavras.

 

Sempre que nos encontremos no direito de exigir, solicitar, utilizar ou fazer seja lá o que for, cerquemo-nos de muito cuidado.

No exercício do direito, devemos observar sempre a regra áurea conhecida desde a Antiguidade e proclamada por Jesus no Sermão do Monte: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.”

 

Aloísio Vander

aloisiovander@yahoo.com.br

Aloísio Vander