SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Coluna Emanuelly Freire e Jean Karllo: Responsabilidade do financiamento em caso de falecimento do comprador

06/12/19 - 16:49

Emanuelly Freire e Jean Karllo
Emanuelly Freire e Jean Karllo

Por

Grande dúvida existe junto a população no caso de falecer o titular de um financiamento imobiliário. Neste caso a dívida passa aos herdeiros ? Quem e o responsável ? O que fazer ?

 

Os contratos de financiamento imobiliários em sua grande maioria vem acompanhados de um seguro, que existe justamente para cobrir determinadas situações, entre elas está o óbito do titular. Havendo o seguro e ocorrendo o óbito do titular, a seguradora vai pagar ao banco o valor do saldo devedor e, a instituição financeira por sua vez, vai proceder a baixa da alienação junto ao imóvel.

 

No entanto, não é automática a baixa, já que o banco, caso não seja comunicado do óbito, não tem como saber deste fato, sendo necessário que qualquer dos herdeiros se dirija a instituição munido da Certidão de Óbito original e cópia, e solicite formalmente a baixa da alienação.

 

Havendo composição de renda no financiamento, ou seja, duas ou mais pessoas tenham comprovado renda para financiar o imóvel, a quitação é proporcional àquela parte que a pessoa falecida tenha composto a renda familiar, por exemplo, se no somatório das rendas, o falecido tinha entrado com 60% da renda, vai ser quitado 60% do saldo devedor. Assim a parcela do próximo mês virá calculada com base no saldo devedor que já vai estar reduzido em 60%.

 

No entanto, devido a idade ou alguma condição particular da pessoa, pode haver modalidade de financiamento imobiliário em que não haja a contratação do seguro, neste caso a obrigação se transfere aos herdeiros, sempre limitada ao patrimônio da pessoa falecida.

 

Para saber se existe ou não seguro no financiamento imobiliário, basta procurar a instituição ou verificar no boleto se já vem discriminado o seguro junto com a parcela. Ainda permanecendo a dúvida a orientação é procurar um corretor e advogado.

 

Emanuelly Freire e Jean Karllo

Empresários e corretores de imóveis

Jean Karllo Imóveis / www.jkaimoveis.com.br 

(31) 3775 – 1020 / facebook.com/jkaimoveis

 

Emanuelly Freire e Jean Karllo