Coluna Católica

Jesus nunca foi influencer

14/02/21 - 11:55

Por Padre Evandro Bastos

Padre Evandro Alves Bastos

Conheço um livro muito instigante chamado “Com Jesus na contramão” do Frei Carlos Mesters. Um texto simples, popular e de sensibilidade profunda em sintonia com o Evangelho. O título já diz: quem caminha com Jesus não segue o fluxo, antes, está na contramão de todo tipo de “isso é comum”, “sempre foi assim”, “essas coisas são assim mesmo”. Seguir Jesus é um verdadeiro desafio contrário aos interesses humanos de poder, reconhecimento, glória e aplausos.

No Evangelho quando todos estão procurando Jesus, Ele diz aos discípulos: “Vamos para outros povoados”, não vamos ficar onde os aplausos e reconhecimentos estão nos colocando em lugares de glórias. Essa não é a missão cristã! Muito importante estar atento a isso. Em tempos de redes sociais, com toda exposição para ser visto e reconhecido, o cristão corre o grande risco de se perder do eixo da missão, do profetismo, da desestabilização, da paz inquieta.

Nada contra aqueles que se intitulam influenciadores digitais. Esse movimento parece estar ajudando muitas pessoas a encontrarem caminhos de ressignificação ou sair um pouco das depressões de um mundo vazio. No entanto, a vida real, distante do mundo artificializado de glamour, prestígio e reconhecimento, exige um enfrentamento, organização social, formação e políticas de justiça, equidade e dignidade para todos.

Nesse sentido, quando Jesus oferece a possibilidade do outro ser reintegrado em função de uma exclusão, discriminação ou preconceito, colocando-o no centro da sua atenção, curando, dando voz, resgatando sonhos e novos caminhos, Ele não está sendo um “influencer”. O Projeto de Jesus é libertação e não manipulação. A libertação não condiciona a um modelo ou oferta de padrão de respostas prontas.

Ao dizer: “Não contes nada a ninguém”, Jesus não está se escondendo para não ganhar mídia. Jesus está tocando vidas sem reforçar meritocracia, sem pedir “me vejam”. O projeto de Deus é para dentro! Não precisa se expor para promover a transformação. Em pequenos sinais a vida se concretiza, ganha sentido e faz viver. 

Padre Evandro Bastos

Teste