Coluna Católica

Itinerário Ecumênico

24/01/21 - 08:14

Por Padre Warlem Dias

Não tenhas medo, talvez seja a inspiração nesta travessia do diálogo e do amor na grande Oikoumene. 

“Venham todos vocês, venham todos, reunidos num só coração, de mãos dadas formando a aliança, confirmados na mesma missão”. 

“Fraternidade e diálogo são compromissos de amor, porque Cristo fez uma unidade daquilo que era dividido”.

Na perspectiva Ecumênica acolhamos a CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021, com o tema: fraternidade e diálogo: compromisso de amor, e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade”. 

Não é uma campanha sobre o ecumenismo, mas uma ciranda ecumênica do diálogo e amor.  

Vale a pena lembrar que o Ecumenismo não faço se eu quiser, ele é transversal à vida da Igreja, não se constitui em um adendo ou nota de rodapé. Ele é dos que têm Jesus Cristo, como o Senhor. 

No Brasil a Igreja Católica abre um de seus maiores patrimônios: a CAMPANHA DA FRATERNIDADE e a disponibiliza ao CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, para este trabalho ecumênico. 

Sem esquecer grandes itinerários ecumênicos, tais como os encontros de Assis, de Taizé e outros, recordemos os itinerários ecumênicos a partir das Campanhas da Fraternidade. Um sonho querido desde a década de 1980 e somente concretizados no ano 2000. 

No alvorecer do Jubileu do ano 2000, gritamos por novo milênio sem exclusões: “Dignidade humana e paz e por um novo Milênio sem Exclusões”, tema e lema da primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica. Jesus Cristo é o essencial na missão e Evangelização. 

Evangelizar é assumir o compromisso concreto com a paz; e paz é o nosso horizonte. Em 2005, a Campanha da Fraternidade Ecumênica foi “Solidariedade e Paz – Felizes os que promovem a paz”.  Fruto desta campanha foi o desarmamento. Muitas Igrejas abriram suas portas para recolher armas. 

Em 2010, a Campanha da Fraternidade Ecumênica foi: “Economia e Vida”, “vocês não podem a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24). As Igrejas foram incisivas contra a teologia da prosperidade como ideal e objetivo da fé. A economia deve servir a vida de todos e que todos tenham a dignidade humana na saúde, educação, moradia e lazer. 

Em 2016, a Campanha da Fraternidade Ecumênica foi a “Casa comum, nossa responsabilidade” e a inspiração: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). 

Em tempos difíceis que o ecumênico seja o caminho do diálogo e do amor.

Padre Warlem Dias

Teste