Coluna Católica

Coluna Católica | IV Jornada Mundial dos Pobres

30/11/20 - 10:28

Por Padre Evandro Bastos

Nós, cristãos católicos, sabemos tão bem que não somos uma Igreja pobre com os pobres, que foi necessário chegar um pobre latino ao pontificado para criar o Dia Mundial dos Pobres. Mesmo assim, o eco desse dia ainda não chegou à realidade eclesial. Nem o eco e muito menos as verdadeiras ações transformadoras junto aos mais pobres, sobretudo nesses tempos de centralização e domínio do capital.

Alguns insistem em dizer da ação histórica da Igreja nos hospitais, asilos, escolas e tantos outros momentos proféticos de tempos testemunhais. Hoje? Que desafio! Muitos se afirmam cristãos fazendo de tudo para salvarem suas almas do juízo final, e nenhuma caminhada nos passos de Jesus Cristo. Há ainda, aqueles que apontam o dedo dizendo que o Papa é comunista e quem segue a proposta do Dia Mundial dos Pobres segue a mesma ideologia. Que pena! Estamos, cada vez mais, perdendo o testemunho profético da Igreja.

“Estende a tua mão ao pobre” é a chamada para a IV Jornada Mundial dos Pobres de 2020, inspirada no Eclesiástico 7,32. Em tempos de pandemia, isolamento e distanciamento social, estamos cada vez mais com as mãos fechadas e as ideias endurecidas, sem criatividade cristã para a ação libertadora e transformadora junto aos pobres desses tempos. Em algumas comunidades esse tema nem será tocado. A culminância da jornada se dá na solenidade de Cristo Rei e por isso, haverá muito elevação do Rei, e muito esquecimento dos amados por Ele em todas as suas ações.

Estender a mão, nos ajuda a descobrir a grande capacidade de encontrar sentido para uma vida que se limita a ganhar e gastar caindo na pobreza do vazio existencial. Estender a mão, ensina, na solidariedade, caminhos de criatividade para enfrentar a pobreza, a fome, a dor, a violência. Estender a mão é convocação à oferta da vida àqueles que mais precisam de esperança, coragem e companhia para a superação da dor da pobreza. Se puder, “estende sua mão aos pobres” todos os dias. Mas, especialmente no próximo dia 22 de novembro, faça um gesto concreto de mãos estendidas, aos mais pobres das suas estradas.
 

Evandro Bastos
evandroabastos@yahoo.com.br

Padre Evandro Bastos

Teste