Coluna Católica

Coluna Católica | Fratelli Tutti – Todos irmãos: um mito contemporâneo?

11/10/20 - 08:00

Por Padre Evandro Bastos

O desamparo originário é uma experiência humana angustiante e ao mesmo tempo fundamental para nos constituirmos enquanto sujeitos. Na complexidade desses dias, ela tem sido um pouco mais sofrida pois somos afligidos pela ameaça eminente do ódio. Famílias divididas, projetos políticos individualistas e de pura revolta sem causa, atitudes ignorantes sem uma reflexão profunda e amadurecida na educação. Tudo muito sombrio! Vazio! Sinistro! A arrogância da filosofia moderna é do “eu por eu mesmo”. Só no pós guerra emerge o conceito de alteridade como experiência de sentido que aponta para a importância do outro e o que ele significa na nossa vida.

 

O outro está morrendo em números assustadores nessa pandemia. Um esgotamento da natureza pelo capitalismo selvagem é um caminho para o túmulo sem consciência do luto. Emerge uma depressão coletiva em meio à fragilidade profunda que já estava instaurada pela tristeza das frustrações das lutas sócias. De repente, um túmulo! Não como os túmulos em massa abertos nas grandes cidades para sepultar sem solenidades os entes queridos. O túmulo em questão é de um santo, São Francisco. Sobre ele, a assinatura da terceira encíclica papal. 

 

Fratelli Tutti, do latim, significa “TODOS IRMÃOS”. É uma chamada para uma expressão de São Francisco nas suas “admoestações”. A terceira Encíclica do Papa Francisco, assinada sobre o túmulo de São Francisco em plena pandemia da Covid-19 é estruturante, espelho, consciência e vigília. Não há como ser sem o outro. Nos vemos em cada capítulo provocativamente. Estamos conscientes de que não se trata de algo distante da nossa realidade. É uma profecia de vigilância sobre aquilo que nos é caro: viver.

 

Será um mito contemporâneo? Aspirar mundialmente a Fraternidade e a amizade social são sonhos possíveis? É preciso ler a encíclica para entender o que estamos provocando com esses questionamentos. Penso nos irmãos de sangue. Penso nos irmãos de ministério. Penso nos irmãos de luta. Penso nos irmãos “de copo e de cruz”. Todos irmãos?

 

Evandro Bastos

evandroabastos@yahoo.com.br

 

Padre Evandro Bastos

Teste