Coluna Católica

Advento! Tu vens, já escuto os teus sinais!

13/12/20 - 08:34

Por Padre Warlem Dias

PADRE WARLEM DIAS

“O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.” 

O Ano Litúrgico é circulação do mistério do Amor em nossa vida, na alegria do Reino.  Tudo está interligado neste organismo vivo. O Advento é um tempo celebrativo da Igreja em vistas ao Natal. O advento nos lança na arte criativa da espera com sabor da surpresa e do encanto. Quebra as asperezas do cotidiano e evoca a utopia libertadora do Reino e chama: Vem, Senhor Jesus! É uma espera desejada e atenciosa! Os sinais são: cuidado! Atenção! Vigiai!  

Experimentar, reagir e deixar te surpreender pelo tempo são toques do advento e paradoxo no tempo presente. Espera e vigilância são antagônicos para os tempos velozes, deletáveis e impacientes. As simbologias são belas e ricas para a vigilância, espera e cuidado do que vem!  Advento é igual:

O leite que se pôs para ferver, distraiu um segundo, derrama.  

A moça que se enfeita e fica a espera do namorado. Alegra-se a sua chegada. 

A mulher sem pressa, toma a laranja, cuidadosamente descasca e pela, gomo por gomo saboreia-os, sem pressa.

Aquela espera desejada, algum parente vem de longe, contamos os dias, até a chegada, é festa.

A grávida, que carrega consigo a criança no ventre, acaricia, sente e espera avidamente sua manifestação ao mundo externo.

 Oh! Vem, Senhor, não tardes mais. Vem saciar nossa sede de Ti. Advento é tempo de reavivar nossa coragem e esperança. Um tempo de escuta, conversão e cooperação. É preciso reler, escolhas e opções. 

É hora de acordar para o inusitado. A pandemia do coronavirus nos tirou do lugar, espantou, mostrou outros caminhos, mas queremos voltar para o mesmo lugar.  

Qual novo nos surpreenderá? A enfermeira do hospital, disse: “entra prefeito sai prefeito e as coisas continuam do mesmo jeito”. Urge enxergamos a nossa responsabilidade pessoal e social. Uma pessoa disse ao padre: “você estudou oito anos para celebrar missa.” E a “missa” continua no hermetismo de sua estrutura e linguagem. Qual novo nos estimulará para a Casa comum com suas surpresas e encantos?

Acolhamos do menino de Belém ao velhinho da Fratelli Tutti!  

“Tu vens, já escuto os teus sinais.”

Padre Warlem Dias

Teste