Coluna Católica | Palavra e Missão: a palavra de Deus floreou o nosso caminhar neste setembro

04/10/20 - 18:13

O livro do Deuteronômio, seja como Palavras ou segunda lei aguçou a pergunta: essa lei está a favor da vida? De quem? Numa caminhada de mais de 4 séculos, Israel educa o seu povo contando a sua história, deu-lhes um estatuto jurídico-ético vinculado a aliança com o Senhor! Não podemos esquecer os nossos fundamentos e a memória de nossa travessia. Sem apegos e vaidades preparar e formar a nova geração Dt 3,23-29. Soará essa cantilena da lei: “Lembra-te que fostes escravo no Egito” Dt 5,15.  É precioso o “Escuta, Israel, o Senhor nosso Deus é somente um” Dt 6, 4., que ganha sentido no primeiro toque do escutar,  no segundo toque, coroa com o amar com todas as forças, que implica: “Abre a tua para o teu irmão, o teu pobre, a teu indigente de tua terra” Dt 15, 11. No quadro social as preciosidades da lei são: os pobres, as viúvas, os órfãos e os estrangeiros. A lei é um modo de instruir no caminhar e na arte de administrar o direito e a justiça, para a vida e dignidade de todos. Eis um convite: “escolhe a vida”, Dt 30,19, pois, somos a “menina dos olhos de Deus”, Dt 32,10-12. Nesta lei que serve à vida, encontramos o rosto de um Deus muito sensível: O amor como perfume de Deus através do nosso rosto; a memória como lugar da vida e missão; o serviço na alegria da disposição e gratuidade; o êxodo como experiência libertadora e modo de vida dos cristãos, saída permanente no preferir os sapatos ao sofá; comunidade como o lugar da fecundidade da palavra que gera e dá vida; liberdade como vocação e processo de todos os dias, nunca acabada e definitiva, por fim, a aliança como casamento com o Deus de bondade, que se renova constantemente. 

 

O desafio para os cristãos católicos, encantar-se pela Palavra de Deus, primeiro pilar da Casa. Bento XVI  “deseja que floresça uma nova estação de maior amor pela Sagrada Escritura da parte de todos os membros do Povo de Deus...” VD 72. 

Se a Palavra de Deus é um desafio. Imaginem a missão! Nosso próximo mês temático. 

 

Ao alcançar outubro proclamamos: A VIDA É MISSÃO, “Eis-me aqui, Envia-me” Is 6,8.

A missão evoca a beleza da saída da Igreja a evangelizar no Ide a todos.  O Papa Francisco cunhou o slogan: Igreja em Saída. 

Muitos veem a missão no envelope e reza; no plantar a Igreja, no abrir casas com muros e chaves e até colonizar através de rádios e tvs. 

Missão é caminho aberto, que se faz no jeito de caminhar e chegar na leveza e na gratuidade. 

 

Warlem Dias

diaswarlem@gmail.com.br