A previsão do tempo indica: semana deverá ser de sol com algumas nuvens em Sete Lagoas

Mas mesmo em dias nublados, a Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta quanto ao uso de protetor solar

09/05/22 - 14:22

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Por Roberta Lanza
A previsão do tempo indica: semana deverá ser de sol com algumas nuvens em Sete Lagoas até sexta-feira, quando há a possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. De acordo com o site climatempo.com.br,  o tempo começa a esfriar mais um pouquinho, principalmente no início da manhã, com temperaturas variando entre 12 e 30 graus. 

imagem

Mas mesmo em dias nublados e chuvosos, o sol não deixa de emitir raios UVA e UVB, ainda que possa parecer escondido entre as nuvens. Mesmo no outono e inverno, a radiação solar penetra em nossa pele, capaz de causar danos nas células do tecido.

Algumas pessoas associam a proteção solar a dias ensolarados de verão, utilizando-o somente nessa época. No entanto, mesmo em outras estações, o sol ainda é prejudicial à pele se não protegida adequadamente.

Estudos comprovam que a radiação solar pode causar inúmeros sinais na pele, como a flacidez, envelhecimento precoce e também manchas, que podem surgir por meio da hiperpigmentação. O não uso do protetor solar pode acentuar o melasma, mesmo que a pessoa passe a maior parte do seu tempo em casa.

E os malefícios não param por aí: os raios ultravioleta podem causar queimaduras, lesões e, em longo prazo, o câncer de pele. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que a quantidade de protetor solar aplicada é importante para garantir a proteção.  De acordo com a SBD, o ideal é a aplicação de uma colher de sobremesa para rosto e pescoço, ou no caso dos compactos, uma quantidade que cubra bem a pele. A reaplicação do protetor solar é indicada a cada 2 horas, garantindo sua eficácia ao longo do dia. Outro ponto importante a ser destacado é o fator de proteção solar, que deve ser sempre acima do FPS 30. 

Veja Mais