4° Mamaço fecha Semana Mundial de Aleitamento Materno neste sábado (6)

05/08/22 - 18:30

Durante a SMAM foi realizado um mutirão no HNSG para cadastramento de mulheres que desejam doar leite materno Foto: Arquivo pessoal
Durante a SMAM foi realizado um mutirão no HNSG para cadastramento de mulheres que desejam doar leite materno Foto: Arquivo pessoal

Por Roberta Lanza

A primeira semana do mês de agosto é dedicada à amamentação, conhecida como Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM. Essa data foi instituída em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo de reduzir a mortalidade infantil. Em Sete Lagoas, ações foram desenvolvidas durante a semana, e culminará no próximo sábado (6) durante o 4° Mamaço, na Praça do Canaan, às 16h. 

“O objetivo desse encontro é juntar o maior número possível de mães para amamentarem seus filhos ao mesmo tempo. É um evento conhecido e realizado por vários países e que tem como viés principal o apoio mútuo entre as lactantes e a promoção e proteção do aleitamento materno. Todas as mães que amamentam estão convidadas a participar”, convida Dahiane Rassier, Enfermeira e Consultora em Amamentação.

Ações desenvolvidas durante a SMAM

Em Sete Lagoas, um grupo de profissionais se une anualmente para organizar ações gratuitas durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, de 01 a 05 de agosto foram realizadas palestras e rodas de bate papo virtuais. Nesses encontros, temas como dificuldades na amamentação na primeira semana de vida do bebê, volta ao trabalho da mãe que amamenta e técnicas para conduzir a amamentação em mulheres com baixa produção de leite, foram oferecidos às gestantes e puérperas.  

Ainda durante a SMAM, foi realizada uma ação diferenciada: um mutirão para cadastramento de mulheres que desejam doar leite materno no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). O Posto de Coleta de Leite Humano funciona no próprio hospital e recebe doadoras de segunda a sexta, de 13 às 16h.


 

Veja Mais