Chuvas: tragédias do passado deixam autoridades em alerta em SL e região

27/11/20 - 09:04

Córrego onde motorista de App foi levado com passageira
Córrego onde motorista de App foi levado com passageira

A fim de evitar possíveis tragédias com a chegada do período chuvoso em Sete Lagoas e região, autoridades como a 5ª Cia. do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal já trabalham em ações preventivas na cidade e também em Jequitibá. Simulações de como reagir a sinistros serão realizadas nos dois municípios, em locais que não deixam boas lembranças. 


Em Sete Lagoas, é o caso da Avenida Prefeito Alberto Moura, no bairro Luxemburgo, quando um motorista de aplicativo e a passageira foram arrastados durante uma corrida da via em direção a um córrego que passa adjacente, sendo encontrados dias depois sem vida. No local, o simulado será neste sábado, 28. “O intuito dos simulados é preparar tanto os órgãos públicos como também a população, com ênfase em eventos que já ocorreram anteriormente, conscientizando e preparando aqueles moradores para o risco de um novo fato similar”, explicou Carlos Eduardo Costa Dias, 2º Sargento Bombeiro Militar (BM). 

imagem


No curso d’água onde motorista e passageira foram levados, foi feita uma barreira de aço. Segundo o secretário municipal de Obras, Antônio Garcia Maciel, o Toninho Macarrão, a Prefeitura possui um projeto de intervenção urbana na região. "O projeto da Avenida do Contorno, entre os bairros Interlagos e Aeroporto Industrial, contempla a troca das manilhas, que não suportam o grande volume de água da chuva, por aduelas em concreto armado com dimensionamento maior", afirma. A previsão de início das obras já é em 2021.

Jequitibá também sofreu este ano. Em janeiro, cerca de 20 casas foram invadidas pelas águas das últimas chuvas e 70 famílias ficaram desalojadas. Apesar da cidade contar com um dique de contenção, o mesmo não impediu que o rio transbordasse. Na ocasião, os desalojados foram levados para escolas da cidade e casa de parentes. Neste município, o simulado sobre o que fazer em situação semelhantes será em dezembro.


“As chuvas esperadas são as próximas das médias anunciadas, mas o que preocupa a corporação em nossa cidade são as com grande intensidade e em um curto espaço de tempo, normalmente acompanhadas de fortes ventos. Adotamos uma série de medidas preventivas, dentre elas: reuniões de orientações junto aos municípios com foco em ações efetivas na prevenção e mitigação e a divulgação de material informativo - principalmente, as redes sociais - além de visitas em áreas de risco, juntamente com a Defesa Civil, orientando a população”, explica o sargento Eduardo. 
Em conjunto, a Guarda Municipal (GM) e

Defesa Civil, mapearam os pontos de alagamento e enxurradas considerados mais críticos em Sete Lagoas. De acordo com o comandante da GM, Sérgio Andrade, parceria inédita foi firmada com o aplicativo de trânsito Waze. “Sempre que houver previsão de chuva intensa, o aplicativo vai enviar alertas preventivos aos motoristas. Também serão instaladas placas sinalizando locais de possíveis alagamentos”, conta.

Celso Martinelli

Veja Mais