SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Coluna Emanuelly Freire e Jean Karllo: A reponsabilidade do corretor na compra e venda de imóveis

20/12/19 - 16:00

Emanuelly Freire e Jean Karllo
Emanuelly Freire e Jean Karllo

Por

A responsabilidade sobre a compra e venda de imóveis pode trazer consequências no futuro, influenciando na venda ocorrida há anos atrás, podendo gerar responsabilidade para as partes e para o intermediador da negociação.

 

O Corretor é figura essencial na compra e venda de imóveis, e tem a obrigação de agir com zelo, sendo diligente e praticando os atos necessários, analisando a documentação e certificando que não existe nenhum óbice que possa invalidar o negócio.

 

O Corretor tem plena responsabilidade pelos atos praticados e, em caso de surgir problema no futuro que venha a afetar a compra e venda, trazendo prejuízo a alguma das partes, o Corretor pode ser responsável pelos danos, afinal, o Corretor é a pessoa que tem por obrigação proporcionar uma compra e venda segura para ambas as partes.

 

Quanto a vícios construtivos no imóvel que vierem a surgir, mesmo sendo imóvel vendido na planta, o corretor não tem responsabilidade sobre a construção e seus defeitos, afinal não tem capacitação técnica para saber se a obra está sendo bem construída, tal qualificação é do engenheiro que for responsável pela obra, este sim, caso haja problemas estruturais, vai responder conjuntamente com o construtor.

 

No entanto, é sempre necessário que o contrato contenha todas as condições da negociação, se a obra está ou não averbada, se vai ser regularizada, e várias outras questões que podem envolver a negociação imobiliária. É bom lembrar que um contrato muito bem feito pode evitar discussões e demandas que poderem surgir e o Corretor sempre é responsável pela legalidade da negociação.

 

Importante alertar a todos que para a atividade de Corretor de Imóveis é preciso estar inscrito no CRECI, é considerado Crime o exercício ilegal da profissão. As denúncias podem ser realizadas no Ministério Público e no CRECI.

 

Emanuelly Freire e Jean Karllo

Empresários e corretores de imóveis

Jean Karllo Imóveis / www.jkaimoveis.com.br 

(31) 3775 – 1020 / facebook.com/jkaimoveis

 

Emanuelly Freire e Jean Karllo