Por Fátima Massula Dutra
Coluna Evangélica
Boas Novas – O Semblante do Seu Filho

“Vindo José, pela manhã, viu-os, e eis que estavam turbados. Então, perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa do seu senhor: Por que tendes, hoje, triste o semblante?” (Gênesis 40:6-7). A história de José é fascinante e cheia de lições. Em uma das fases de sua vida ele esteve preso num cárcere e foi alçado ao posto de responsável pelos demais detentos. Certo dia, José notou que o semblante de dois presos estava abatido. Havia acontecido algo que os fizera mudar a expressão do rosto, e José precisava saber o que era para ajudá-los. Ele se aproximou deles e pediu que lhe contassem o que acontecera. A partir daquele momento, ciente das razões que os afligiam, ele pôde direcionar uma ajuda precisa à necessidade deles.
Assim como José, os pais também foram encarregados do cuidado dos filhos. Às vezes parece que faltam horas para lidar com tanta coisa. Certo pai, notou que a filha não estava bem há alguns dias. Ao aproximar-se dela para saber o que se passava, a criança abriu o coração e expôs uma grave situação que estava vivendo, mas não sabia como apresentar aos pais. Ao perceber a preocupação, o cuidado e o amor do pai, o medo e a insegurança sumiram, e a confiança e a coragem surgiram, de modo que ela pôde dividir a carga com ele. Graças a Deus, após algumas horas de conversa, a filha conseguiu se esvaziar e relatar tudo ao pai, que acolheu o que fora dito. Agora imagine o que poderia ter acontecido se esse pai não tivesse notado o semblante abatido da filha. Seria catastrófico.
Não deixe que a rotina, o trabalho e as preocupações da vida impeçam você de olhar para eles. Eles podem estar lidando com questões dificílimas e você nem sabe. Seus filhos precisam da sua atenção. Portanto, quando estiver em casa, separe momentos para olhar para eles, para notar seu semblante, sua feição, seu silêncio, sua postura mais reservados. Nem sempre os filhos conseguirão nos procurar para pedir ajuda. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos” (Provérbios 27:23). Os filhos são nosso rebanho, e nós, os seus pastores. Amém!