Para não dizer que não falamos de flores

16/04/21 - 09:02

Nem só de pandemia vive a cidade, o estado e o país, especialmente Sete Lagoas e região, onde temos também boas novas, começando pelo ótimo exemplo do que é o Cooperativismo de excelência, com transparência. Reportagem nesta edição do SETE DIAS mostra que a Sicredi (Região da Produção RS/SC/MG) depositou na conta de seus associados, no dia nove deste mês, quantia referente à participação de cada um, nos resultados do exercício do ano passado. Há menos de dois anos entre nós, este banco cooperativo, cuja a agência foi instalada na orla da Lagoa Paulino, alcançou 70% de crescimento em recursos administrados e distribuiu R$ 10,024 milhões para o seu quadro social. O critério de distribuição foi decidido pelos próprios associados, e demais detalhes dessa novidade estão na página . . .

Por falar em “associados”, os do Huracan também deram um ótimo exemplo de cidadania esta semana ao irem para as ruas próximas ao clube, no Bairro Canaan, exigindo publicamente transparência e explicações da atual diretoria. O tradicional alvingero, que já teve o melhor time de futebol de salão do Brasil, passa por uma situação terrível e não podemos permitir que ele feche as portas. Até poucos anos atrás, era um dos clubes de lazer mais organizados e agradáveis da cidade. Com esta postura de cobrança ostensiva, os seus associados corrigem a omissão que permitiu que as coisas chegassem ao ponto em que estão. Que o Huracan siga o exemplo do Democrata, que também esteve perto de fechar as portas, mas foi salvo por demoratenses de bem, que se uniram e formaram diretorias competentes e transparentes, com destaque especial para os períodos comandados pelo Dr. Felisberto Gregório de Abreu, Flávio Reis e o atual, Renato Paiva.

Por falar no Jacaré, palmas para o ex-goleiro Gomes, que sempre reconheceu a importância do clube (onde iniciou a sua vitoriosa carreira) em sua vida. Esta semana fez uma visita de cortesia à Arena do Jacaré. Depois do sucesso no Cruzeiro, grandes clubes europeus e seleção brasileira, ele encostou as luvas e está de volta ao convívio com Minas Gerais, especialmente Sete Lagoas, Belo Horizonte e João Pinheiro, a sua terra natal.

Outra ótima notícia é que, quase 15% da população da cidade já foi vacinada na prevenção à Covid-19. Não é muito, nem o ideal, mas já é um fato altamente positivo, em relação a tantas cidades de porte semelhante que estão em situação muito pior. Em meio a tanto desespero, precisamos ser otimistas, além de solidários de todas as formas possíveis.

Finalizando, o título deste editorial é uma lembrança (para não dizer plágio), da música de Geraldo Vandré, “Para não dizer que não falei das flores”, sucesso nos anos 1960/70, que embalava os protestos da juventude contra o período mais violento do regime militar. Que estes tempos não voltem nunca mais.

Veja Mais