Crônicas

O circo

28/02/21 - 10:07

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo

Semana passada vivi com vocês, meus leitores, um dia de chuva , lá na infância um pouco distante. Hoje fechei meus olhos procurando um pouco de fantasia, sinto que é preciso buscar algo que acalente, adoce o coração de cada um de vocês. Como num toque de mágica me encontrei em um circo e levo vocês juntos.

Quem nunca foi ao circo? Desde aqueles chiquérrimos, até mesmo um simples com a lona furada. Ali os sonhos se concretizam, coelhos saem das cartolas do mágico, mulheres são serradas ao meio e rapidinho já se encontram de pé dançando. O figurino enche de cores nossos olhos, tantos artistas entre: malabaristas, trapezistas, mágicos e meus preferidos logicamente –os palhaços .Isso sem contar os números dos animais, coitadinhos sofrem para serem treinados , hoje a participação deles é proibida. 

Não poderiam faltar os vendedores de guloseimas, brinquedos, os famosos monóculos , muitos de vocês nem devem saber o que é isso, são fotos tiradas na hora e rapidinho entregues para seus donos , a qualidade muito a desejar , mas o registro que a gente foi ao circo fica pra sempre.

imagem

Sinto o cheiro da pipoca, estão sentindo ? As maçãs do amor trazem lucros para os dentistas, mas o sabor é inigualável. As crianças gritam de medo dos leões ,agarram os braços dos seus pais, nem piscam. O palhaço Pirulito joga um balde na plateia que se encolhe achando que lá vem água! Uma chuva de papel picado voa pelas cabeças, colos etc.

Adoro os palhaços. sinto uma vontade imensa de subir ao palco e participar das brincadeiras , fazer  todos sorrirem esquecerem de todas as tristezas. Os trapezistas desfilam pelo ar, moças e rapazes bonitos enchem de emoção ao espetáculo.

Circo é magia, alegria, cores, emoção. Espero que tenha tirado vocês deste cenário tão cruel, sonhado um pouco. Até o próximo espetáculo ! 

Élida Gontijo -2021

Élida Gontijo

Élida Gontijo