Saúde e Estética

Efeitos da Covid-19 na pele - Dr. Bernardo explica como a doença também pode se manifestar no corpo

16/04/21 - 07:29

Por Dr. Bernardo Teixeira

Dr. Bernardo Teixeira

A pele pode ser o órgão do corpo que manifesta sinais de doenças internas, quer sejam disfunções metabólicas, doenças nutricionais, ou doenças infecciosas sistêmicas. Além dos sintomas já conhecidos da COVID-19, como a tosse seca e febre alta, essa doença também pode se manifestar na pele. Dentre as manifestações cutâneas observadas, são citadas: coceira, manchas e bolinhas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esses quadros clínicos são menos comuns que os sinais clássicos, atingindo cerca de 20% dos pacientes, porém ainda são necessárias mais pesquisas acerca do percentual exato de acometimento e esses sintomas podem variar de acordo com a população do país estudado.

Tipos de efeitos cutâneos:  
1. Manchas vermelhas com ou sem bolinhas.
2. Manchas vermelhas no tronco, em formato de moeda ou medalhão, que apresentam centro claro e escamas na periferia.
3. Lesões parecidas com a catapora bolinhas pequenas de água que se rompem deixando uma crosta ou casquinha.
4. Coceira pode estar presente ou não nas apresentações acima descritas.
5. Lesões vermelhas nas extremidades, nos pés ou mãos.
6. Quadro de urticária que pode aparecer antes ou durante os sintomas clínicos sistêmicos.
7. Nos quadros graves, em pacientes hospitalizados, se observam lesões arroxeadas ou avermelhadas indicando dificuldade de perfusão (insuficiência circulatória e isquemia).

Os sintomas cutâneos variam de acordo com a gravidade do quadro de COVID-19, e ainda não há respostas definitivas sobre o porquê dessas lesões perdurarem. As hipóteses atuais indicam justamente uma reação imunológica ao vírus, mas ainda há dúvidas e os debates estão sendo travados no campo científico.

Como tratar os sintomas da COVID-19 na pele?
De forma geral, será o tratamento da doença de base e a melhora global da infecção. Em alguns casos, podem ser usados cremes hidratantes com propriedades calmantes ou anti-pruriginosos e anti-histamínicos orais.

Mantenha os cuidados higiênicos
Os protocolos de segurança ainda incluem manter a higienização com sabonete ou álcool em gel 70%, utilizar a máscara e manter distanciamento social de 1,5 metros. Para prevenir alguns problemas relacionados à aplicação incorreta dos métodos higiênicos, como o uso excessivo do álcool em gel 70% causando ressecamento das mãos, incluem a secagem correta das mãos, uso de hidratantes, mudança periódica dos pontos de apoio da máscara e o uso de sabonetes específicos para a pele. É fundamental manter a aplicação diária do protetor solar e o uso de cremes calmantes em caso de dermatites.

Em caso de dúvidas, consulte um dermatologista. Afinal, proteger a pele é proteger a saúde hoje e sempre. A clínica Derm Way está à disposição para sanar suas dúvidas. Telefone para contato: (31) 3773 1234. A clínica está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h.

imagem

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais