Crônicas

Colcha de retalhos

27/06/22 - 16:44

Por Élida Gontijo

Élida Gontijo
Professora e escritora

Vontade de fazer uma colcha bem colorida, cheia de retalhos de estampas diversas. Antes toda casa tinha uma colcha dessa, tinha cara de casa de vó , cheia de cores e amores , histórias para contar.

Se pudesse colocaria um retalho cheio dos tons de verde representando a esperança por dias melhores, mostrando a natureza que acolhe o homem, que deixa tirar dela seu alimento, mas chora por tira-lhe quem a protege. Teria retalhos com as cores do arco-íris representando a opção sexual de cada um, minha colcha seria para todos sem exceção. Seria bem grande pra debaixo dela as crianças brincarem de cabaninha, largando tablets e celulares de lado. Bordaria o Sagrado Coração de Jesus e Maria representando a fé, pois sem a mesma não somos ninguém, não teremos a proteção, o agasalho de nossa alma para prosseguir.

Nada melhor que retalhos estampados de coração, representando a paixão da juventude, intensa, forte e o amor da maturidade que se solidifica e transforma em cuidado, companheirismo, partilha. Espalharia retalhos de flores para perfumar as noites, a cama gostosa depois de um dia cansativo de trabalho. Nunca deixaria de colocar retalhos com escritas que fizesse os poetas transformarem sua inspiração em lindos poemas.

imagem

Os animais também fariam parte de tão bela composição, de preferência cachorros , passarinhos e borboletas, minhas paixões maiores que me fazem acreditar no amor mais puro do mundo.

Cobriria o corpo do pobre, do rico, de quem dorme no conforto de um lar, de quem dorme pelos passeios, debaixo de pontes , todos que precisam cobrir seu corpo ,sentir o afago de retalhos macios que em tempo de calor refrescaria e no inverno aqueceria.

Minha colcha teria cheiro de lavanda , afago de mãe, preces de avó, colo de Nossa Senhora e o grande amor de Deus . Acho que na verdade minha colcha seria um manto sagrado que traria a cada um aquilo que mais precisasse. Estou juntando os retalhos se puder me ajudar é só me procurar, terei o maior prazer de colocar um retalho de cada um que acredita que a vida é uma grande colcha de retalhos.

Élida Gontijo

Élida Gontijo