Saúde e Estética

Clareamento íntimo feminino

19/11/21 - 11:24

Por Dr. Bernardo Teixeira

Dr. Bernardo Teixeira

O clareamento íntimo vem sendo cada vez mais procurado pelas mulheres que buscam aumentar o bem-estar e ficar mais à vontade com o próprio corpo. A coloração da região íntima geralmente não está relacionada à saúde física da mulher, mas têm muita influência sobre sua autoestima e autoconfiança.

O escurecimento da região genital e das virilhas pode acontecer por diversos motivos e a tendência é aumentar gradativamente com o tempo, se as causas não forem tratadas. O escurecimento íntimo é um processo natural do organismo feminino. Essa condição é conhecida como hipercromia. 

O que é a hipercromia?
A hipercromia, mais conhecida como mancha de pele é causada pelo excesso da produção de melanina, ou seja, os melanócitos produzem mais melaninas do que deveria, levando ao surgimento de lesões mais escuras que a tonalidade da pele.

Quais são as causas do escurecimento íntimo?
Há diversas questões que podem levar ao escurecimento da região. Entre elas, podemos citar:
Alterações hormonais.
Processo de envelhecimento natural da pele.
Infecções.
Gravidez.
Aquecimento da região, gerado por roupas muito abafadas ou apertadas.
Atrito com a roupa e atrito gerado por meio da depilação com cera ou lâmina. 
Suor acumulado.
Utilização de cremes e loções não adequados para a região.

Nos casos como atrito, suor e irritações, o escurecimento surge como um processo de defesa da pele, que inflama e acaba induzindo a produção de melanina, gerando o escurecimento. Apesar de o problema ter diversos gatilhos, o ideal é sempre buscar atendimento especializado para identificar a real causa do problema e se há alguma condição ou patologia relacionada

Como tratar o escurecimento íntimo?
Para as mulheres que se incomodam com o escurecimento íntimo, a boa notícia é que a hipercromia tem tratamento. Algumas possibilidades de procedimentos para o clareamento da região íntima são:
. Clareamento com o laser
A utilização do laser trouxe ao cuidado íntimo um novo leque de possibilidades, ajudando as mulheres a fazer as pazes com o próprio corpo e recuperar a autoestima e a segurança na sexualidade. O escurecimento da região íntima pode ser um incômodo, mas é possível reverter essa condição. Com os avanços da tecnologia médica, o laser se tornou uma opção eficaz e minimamente invasiva para resolver o problema. O clareamento íntimo a laser é um tratamento é rápido, indolor e traz resultados muito satisfatórios. São necessárias três sessões principais e uma de manutenção, de acordo com as particularidades de cada paciente. O intervalo recomendado entre uma e outra é de 30 a 40 dias.
. Clareamento com peeling 
O clareamento íntimo com peeling é realizado por meio de substâncias que promovem a remoção da camada mais superficial da pele. São utilizados ácidos clareadores ou agentes enzimáticos, que diminuem a produção de melanina, além de promover a esfoliação da área, visando à renovação celular e desta forma, melhorando a cor, textura e hidratação da pele na região tratada.

Para saber mais e tirar suas dúvidas, procure ajuda profissional. A clínica Derm Way está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h. Telefone para contato: (31) 3773 1234.

imagem

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais