SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

A vingança não é do bem

29/01/19 - 11:37

Por

Um dia desses presenciei uma conversa entre dois meninos. Um de 8 anos e outro de 5. O menor dizia que se alguém encostasse nele, inclusive coleguinhas da escola, ele iria morder e arranhar. Quase fui uma vítima pois precisava passar pelo corredor onde os dois estavam conversando e ele tentou impedir minha passagem. Eu, com todo o cuidado, comecei a puxar assunto dizendo para ele que não podia fazer isso. Falei também para pensar no contrário. E se alguém o mordesse e o arranhasse? 

 

Ele então respondeu que morderia e arranharia com mais força ainda. Foi quando o menino mais velho, demonstrando uma serenidade fora do comum para um garoto dessa idade, me olhou e disse: Ele ainda não sabe que a vingança não é plena. 

 

Percebendo que fiquei surpresa com a sua reação, ele continuou: a vingança não é do bem e não faz bem para quem a recebe e muito menos para quem a pratica. Eu voltei para casa com essa frase na cabeça e fui pesquisá-la. Acabei encontrando algo muito parecido em um seriado antigo. 

 

De qualquer forma, não importa se a frase é dele ou se ele a copiou. O que me marcou foi a certeza com que se expressou e defendeu seu ponto de vista enquanto o outro menino se afastava como se não quisesse (e realmente não queria) ouvir o que tentávamos explicá-lo. Sei que esse garotinho está passando apenas por uma fase da idade e que logo logo aprenderá que não se faz com o outro o que não gostaria que fosse feito com ele mesmo.

 

Difícil, no entanto, é perceber que certos adultos ainda trazem dentro de si o desejo de se vingar por coisas mínimas. São tomados por uma insensatez que os impede de enxergar a realidade. Há excesso de uma falsa razão e uma completa ausência de perdão.

 

Vingança envolve sentimentos negativos: desprezo, rancor, ofensa, raiva... São atos friamente calculados para destruir o próximo sem compaixão. Dizem que ela é o deleite das almas desprezíveis; que é doce mas os frutos são amargos; que é um prato que se come frio...

 

Na verdade, o ódio alimenta a vingança nos corações enrijecidos, enquanto nós, brandos e pacíficos, temos fome e sede de amor e de paz.