Dra. Fernanda Vieira | A tecnologia e seus efeitos oculares

25/09/20 - 09:19

A epidemia que enfrentamos transformou as relações de trabalho, digitalizou a educação e reduziu nosso espaço de convívio. As queixas relacionadas a uso intensivo de telas aumentaram e tendem a agravar com o clima quente e seco. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, esforço ocular, ardor e intolerância à luminosidade. 

Quais os riscos de permanecer muito tempo frente a telas? Cansaço visual após dia trabalho ou estudo pode significar algum problema refrativo que necessita ser corrigido com óculos. 

Também pode desencadear olho seco. Quando permanecemos diante de computador ou smartphone, piscamos menos que o necessário. A deficiência do piscar não renova a nossa lágrima e não traz os nutrientes necessários que o olho precisa. Isso é agravado se estamos expostos a ar condicionado e o cuidado deve ser redobrado nos usuários de lentes de contato.

Em relação à luminosidade emitida pelas telas, ainda não foi comprovado por meio de estudos que a quantidade de radiação vinda de um dispositivo eletrônico possa causar perda da visão. A luz solar é muito mais intensa e perigosa. O que sabemos é que a luz azul afeta o nosso ciclo de vigília (circadiano), interferindo na qualidade do sono.  

 

Como tratar esses efeitos? Recomendamos uso de colírios lubrificantes e umidificadores de ambiente para sintomas de olho seco. Para a luminosidade, podemos associar filtros com bloqueio de luminosidade às lentes dos óculos. Mas o fundamental, é fazer pausas das atividades a cada 2 horas de trabalho ou estudo.   

 

Por que há o risco de causar miopia? Miopia é o embaçamento da visão para longe. No míope, a imagem se forma diante da retina. Os óculos trazem a imagem sobre a retina, proporcionando uma visão nítida. Com as atividades de perto, a retina recebe o estímulo borrado e remodela a esclera, provocando o alongamento do olho. Assim, a imagem se forma antes da retina. 

 

Como diagnosticar? Na maioria das vezes, a Miopia surge na infância e adolescência. O sintoma principal é a visão embaçada para longe. Crianças que aproximam os objetos para enxergar ou que se queixam ver o quadro da escola ou TV embaçados devem ser referenciadas ao Oftalmologista.

 

Como corrigir a miopia?

• Óculos

• Lentes de Contato

• Cirurgia refrativa.

 

Como controlar a sua progressão?  É recomendada exposição solar pelo tempo de 2 horas diárias. A luz solar estimula uma cascata de respostas no metabolismo ocular que controla o crescimento do olho.

O uso do celular deve ser limitado a 30 minutos diários, numa distância maior de 30 centímetros.

É consenso na Comunidade Científica que a Atropina colírio controle a progressão de miopia. O medicamento atua no remodelamento da esclera, retardando o crescimento do olho. O tratamento consiste em uma gota do colírio à noite. É um tratamento seguro e com raros efeitos colaterais. 

Em casos selecionados, onde há evidencia de progressão, o oftalmologista pode indicar este tratamento. 

 

Fernanda Vieira de Souza 

Oftalmologista Geral 

(31) 3775-2047  

(31) 9.8545-8870

Instagram: @drafernandaoftalmologista

 

Veja Mais